Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Médico César Fernandes apresenta livro “Pela Nossa Rica Saúde” na Casa das Artes de Miranda do Corvo

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 13-10-2020

O antigo diretor do Centro de Saúde de Miranda do Corvo, César Fernandes, apresenta este sábado (17 outubro), pelas 15H30, o seu livro “Pela Nossa Rica Saúde”. A sessão decorre na Casa das Artes de Miranda do Corvo e antecede a cerimónia de rega da oliveira do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que foi plantada no exterior deste equipamento municipal no ano passado (por ocasião dos 40 anos do serviço criado por António Arnaut).

PUBLICIDADE

Nesta obra, que é publicada com o apoio da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, o médico César Fernandes “leva-nos a percorrer a história secular dos serviços de saúde de Miranda do Corvo”, refere no prefácio Miguel Baptista. O Presidente da Câmara recorda ainda que a sua narrativa permite aos leitores “ter uma melhor perceção dos nossos serviços de saúde e traçar expetativas sobre os tempos que nos aguardam”. Segundo o autarca mirandense, o livro “Pela Nossa Rica Saúde” é também uma autobiografia do autor, ou como lhe chama “os retalhos da vida de um médico”, e que “complementam com sabedoria as memórias da saúde em Miranda do Corvo”.

PUBLICIDADE

publicidade

Ao longo das quase 100 páginas, César Fernandes dá a conhecer a sua experiência em áreas como o desporto, a proteção civil (foi durante 14 anos bombeiro voluntário) e a área social, bem como reflete sobre a nova Lei de Bases da Saúde e os desafios que o setor enfrenta nesta altura.

César Fernandes nasceu há 69 anos na aldeia de Espinho (Miranda do Corvo) e licenciou-se em Medicina pela Universidade de Coimbra. Depois de ter feito o internato no Hospital da Universidade de Coimbra e no Centro de Saúde de Tábua, o médico de Clínica Geral ingressou em 1982 no Centro de Saúde de Miranda do Corvo, onde exerceu a sua profissão até 2016 – ano em que se aposentou. No ano passado, o médico recebeu o Prémio Carreira na 1.ª edição da Gala do Desporto de Miranda do Corvo. O trabalho desenvolvido levou-o a ser durante muitos anos o médico desportivo de todos os atletas do concelho.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com