Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Médica Marta Brinca defende que a nova maternidade de Coimbra deve ser nos Covões

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 21-04-2018

O Primeiro-Ministro pediu ao Ministro da Saúde para este vir a Coimbra anunciar as ideias do Governo para a nova maternidade.  Ministro foi bem mandado e veio, mas na hora de dar a boa nova,  preferiu incumbir de tal tarefa os líderes da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) e do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

PUBLICIDADE

António Costa, Manuel Machado e Marta Brinca no lançamento da candidatura Valorizar Coimbra

Sem adiantarem nada de concreto  em relação ao que já se sabia, os servidores locais limitaram-se a referir que o que resultar da fusão das duas maternidades existentes no concelho ficará situado algures nos congestionados Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).

Manuel Machado, o líder da autarquia local, que defende ou defendia que a nova maternidade deve ser instalada na área do hospital dos Covões, ouviu tudo na primeira fila, ao lado do governante, mas no momento, certamente por ser o dono da casa (Convento São Francisco). não disse se concorda ou discorda com esta opção do camarada António Costa.

PUBLICIDADE

publicidade

Quem já se pronunciou foi Marta Brinca, médica especializada na área,  activa militante socialista e esposa do Presidente da Câmara.

Apesar de estar ausente da cidade, Marta Brinca, não tem medo de dizer o que pensa e escreve na sua página no Facebook: “Daqui, de onde o silencio da espuma a surfar as ondas me permite pensar, um bentevi chilreou-me que querem “atafulhar” uma Maternidade numa amalgama de cimento, de estacionamento e circulação saturadas, de “cultura” de bactérias resistentes”

PUBLICIDADE

Quando nascer, deveria ser um acto de serenidade e segurança, mas a passará a ser uma armadilha, acrescenta a experiente e conceituada médica.

E os Covões ali tão perto, lembra Marta Brinca, antes de ironizar: Afinal o SNS estão rico, só não tem dinheiro para pagar condignamente aos profissionais de saúde.

Marta Brinca não está sozinha na defesa dos Covões como o melhor local para instalar a futura maternidade. Vários militantes do Partido Socialista, incluindo médicos e enfermeiros, também discordam da opção do Governo de António Costa e vão alimentado a polémica nas redes sociais.

A ideia de instalar a maternidade nos HUC não é nova. Em dezembro  de 2014, no Governo PSD em Paulo Macedo era Ministro da Saúde, Martins Nunes, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, anunciou que nova maternidade de Coimbra, que substituirá as maternidades Daniel de Matos e Bissaya Barreto, vai ser edificada nos CHUC, existindo já uma verba de 14 milhões de Euros.

Agora há 16 milhões, segundo dizem Rosa Reis Marques, Fernando Regateiro e Adalberto Campos Fernandes.

Nesse já distante 2014, Falando aos jornalistas, no final da visita do Ministro da Saúde a Coimbra, Martins Nunes revelava que estão a ser equacionadas 3 soluções, adiantando que a futura maternidade deve situar-se “em cima da psiquiatria”, “ao lado da psiquiatria” ou então “mesmo na parte de cima”.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com