Coimbra

Médica de Coimbra usa técnica pouco invasiva para tratar luxação do ombro

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 10-03-2020

Uma ortopedista de Coimbra, Paula Helena, está a usar uma técnica minimamente invasiva para tratamento da luxação do ombro.

PUBLICIDADE

Trata-se da aplicação do sistema “Verma” para tratar a instabilidade do ombro pela técnica de Latarjet, disse Paula Helena Ferreira da Silva a NOTÍCIAS DE COIMBRA.

Segundo a médica, perita em dano corporal pós-traumático e especialista em patologia do ombro e cotovelo, “a enorme vantagem deste sistema consiste na realização da técnica de Latarjet mediante abordagem minimamente invasiva e diminuindo através do instrumental inovador as complicações até agora descritas neste procedimento”.

PUBLICIDADE

publicidade

A instabilidade do ombro é relativamente frequente, por exemplo, em praticantes de modalidades desportivas que implicam a existência de contacto físico.

O tratamento através da sobredita técnica, que remonta à década de 50 [do século XX], foi desenvolvido pelo cirurgião francês Michel Latarjet para uso na luxação recidivante do ombro com perda óssea ou fractura da glenoide e, mais tarde, pelo cirurgião inglês Bristow, havendo ficado conhecida como técnica de Bristow-Latarjet.

PUBLICIDADE

Contudo, admite a médica e ex-docente universitária, a técnica de Latarjet não é inócua, sendo que, para além da dificuldade técnica, são conhecidas determinadas complicações.

Neste contexto, a ortopedista faz notar que tais complicações levaram a que se desenvolvesse um sistema capaz de permitir minimizá-las ou eliminá-las.

Nascida em Moçambique, Paula Helena Ferreira da Silva despertou para a sua vocação, ainda jovem, graças à observação da actividade de uma voluntária da Cruz Vermelha Portuguesa.

“Não chores, pois, quando for grande, eu vou tratar de ti”, dizia Paula Helena a pacientes cujo estado de saúde era tudo menos animador.

O desejo de aperfeiçoamento e a capacidade quase incessante de trabalho dão respaldo à dedicação da ortopedista a quem dela precisa.

Licenciada pela Universidade de Coimbra, em 1988, a médica tenciona redigir, em 2020, a sua tese para obtenção pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (Covilhã) do grau académico de doutorada.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE