Cidade

Médica Ana Bernardino esteve na linha da frente contra a COVID-19 e explica no Exploratório “como (con)viver neste novo mundo”

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 10-09-2020

Ana Bernardino, médica anestesiologista, que esteve na linha da frente na luta contra a COVID-19 em Coimbra, é a convidada da próxima sessão Conversar é o melhor Remédio, a decorrer no sábado, 12 de setembro, a partir das 18h00, no espaço exterior do Exploratório, com o tema “COVID-19: Como (con)viver neste novo mundo?”. Esta sessão do ciclo de conversas, numa parceria entre o Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra e o Centro Cirúrgico de Coimbra, realiza-se uma semana antes do que é habitual para que seja possível contar com o testemunho de Ana Bernardino “na primeira pessoa”.

PUBLICIDADE

“COVID-19: Como (con)viver neste novo mundo?”. Ana Bernardino, médica anestesiologista, com experiência na abordagem de doentes críticos pelo trabalho que desempenhou na linha da frente em Coimbra, dará o seu testemunho, na primeira pessoa, em mais uma sessão do ciclo Conversar é o melhor Remédio, a decorrer no sábado, dia 12 de setembro, entre as 18h00 e as 19h00, num sunset ao ar livre no Exploratório. Como sempre, a entrada é livre, ainda que sujeita às medidas de segurança determinadas pela Direção-Geral da Saúde, nomeadamente a distância física entre os participantes e o uso de máscara.

PUBLICIDADE

A prevenção do contágio pelo SARS-CoV-2 é, atualmente, a medida mais eficaz no combate à pandemia COVID-19, sendo que a informação correta e clara é essencial para viver com esta “nova realidade”. É isso mesmo que se pretende fazer nesta sessão Conversar é o melhor Remédio, que tem como convidada Ana Bernardino, médica anestesiologista com experiência efetiva na abordagem de doentes críticos com COVID-19, pelo trabalho que desempenhou na linha da frente, sendo ainda responsável pela formação dos seus pares na área da proteção individual.

A intenção dos responsáveis pela organização da conversa, Exploratório e Centro Cirúrgico de Coimbra, é “que este seja um bom momento para todos percebermos como se pode enfrentar a ameaça de contágio” e, essencialmente, para ficar a saber como se pode “enganar” o SARS-CoV-2, sensibilizando e aconselhando para as boas práticas de saúde pública e comportamentos seguros.

PUBLICIDADE

publicidade

Assistente hospitalar de Anestesiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Ana Bernardino é coordenadora do Manual de Cuidados Pós-Anestésicos, com pós-graduação em Acupunctura Médica, mestrado em Anestesiologia e Terapêutica da Dor e pós-graduação em Economia e Gestão de Organizações de Saúde. Docente convidada na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), é formadora certificada de cursos na área da anestesiologia e emergência médica e membro do conselho científico da Revista da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia.

Conversar é o melhor Remédio – Médicos na Exposição é um programa de conversas informais com médicos de diferentes especialidades. Desenvolvido em parceria com o Centro Cirúrgico de Coimbra, em cada terceiro sábado do mês, um médico da instituição de saúde vai ao Exploratório conversar com o público sobre uma diferente temática, todas relacionadas com saúde e medicina.

O programa desenvolveu-se ao longo de 2018 e 2019, este último ano com uma média de meia centena de participantes por sessão, e prossegue agora com esta terceira conversa, depois de uma interrupção de quatro meses devido à situação de pandemia, a partir de temas em diferentes áreas da medicina como Oftalmologia, Cirurgia Vascular e Urologia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE