Coimbra

Mealhada aprova protocolo para criação de ecopista em antigo ramal ferroviário

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 20-10-2020

A Câmara da Mealhada aprovou, por maioria, em reunião de Executivo Municipal, o protocolo de colaboração com vista à criação de uma ecopista no antigo ramal Ferroviário da Figueira da Foz. Serão 48 kms de ferrovia convertidos numa pista de lazer que atravessa os municípios da Figueira da Foz, Montemor-o-Velho, Cantanhede e Mealhada.

PUBLICIDADE

A transformação deste antigo ramal em ecopista é da iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) com os municípios envolvidos e a IP PATRIMÓNIO – Administração e Gestão Imobiliária, S.A.

PUBLICIDADE

publicidade

Uma vez que não se prevê a reativação da exploração ferroviária no Ramal da Figueira da Foz entre os km 0,000 e km 48,470 –  com exclusão de dois troços, na Figueira da Foz entre o KM 0,000 e KM 0,500 e o troço entre o KM 6,894 e KM 8,047 -, esta plataforma poderá ser transformada em pista de lazer. Uma das razões do projeto é a localização numa área fundamental para promover a mobilidade urbana sustentável entre territórios, contribuindo para a promoção de estratégias de baixo teor de carbono na Região de Coimbra, incluindo a promoção da mobilidade urbana multimodal.

A criação de uma ecopista no antigo ramal Ferroviário da Figueira da Foz é um projeto previsto no Plano de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, entidade responsável por apresentar uma candidatura a fundos comunitários.

PUBLICIDADE

O protocolo que foi aprovado pela Câmara Municipal da Mealhada vai agora ser apresentado, para ratificação, à Assembleia Municipal local.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE