Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Mealhada alarga transporte a pedido a estações de caminho de ferro

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 28-12-2022

O programa “Sit Flexi – Transporte a pedido”, que permite aos munícipes a requisição de táxis a preços mais acessíveis, vai chegar a mais locais do concelho da Mealhada.

PUBLICIDADE

O município decidiu alargar este serviço às estações de caminho de ferro da Mealhada, Pampilhosa e Luso e garante também o transporte em todo o concelho em “situações excecionais”, como transporte de pessoas com mobilidade reduzida ou deslocações para consultas.

Este alargamento das rotas, com a inclusão de um ponto de destino nas três estações de caminho de ferro, possibilita, como realça a autarquia, “uma resposta integrada em termos de mobilidade, ligando o transporte a pedido ao caminho de ferro, facilitando, assim, a mobilidade para destinos exteriores ao concelho”.

PUBLICIDADE

publicidade

O “Sit Flexi” é um programa da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e dos municípios que procura dar resposta à falta de transporte coletivo. No concelho da Mealhada, o programa dispõe de oito rotas, servindo 29 localidades, agora complementadas com este alargamento da rota e com a abertura a casos considerados excecionais e devidamente analisados. O programa efetua-se de segunda a sexta-feira, com horários e paragens definidas.

Permite aos munícipes a requisição de táxis a preços mais acessíveis, bastando que façam reserva, através do telefone 800 200 201, na véspera da viagem pretendida.

PUBLICIDADE

O serviço de transporte de passageiros flexível tem como objetivos colmatar limitações do acesso ao transporte público convencional, oferendo maior acessibilidade e mobilidade em áreas isoladas e dispersas. Pretende, ainda, responder às necessidades especificas das populações mais envelhecidas e com mobilidade condicionada, assumindo-se como um serviço complementar ao sistema de transporte público regular.

As rotas do concelho da Mealhada têm horário de chegada ao destino às 8h30 e 14h00 e de regresso às 12h30 e 18h00.

Conheça as localidades que serve cada rota:

Rota 1 – Destino Mealhada/Pampilhosa (Carvalheiras, Louredo, Santa Cristina, Quinta do Valongo, Pego);

Rota 2 – Destino Mealhada/Pampilhosa (Salgueiral, Monte Novo, Várzeas, Lameira de São Pedro, Lograssol, Vacariça);

Rota 3 – Destino Mealhada (Grada, Quinta Branca, Ferraria, Pisão, Cavaleiros, Barcouço);

Rota 4 – Destino Mealhada (Póvoa do Garção, Arinhos, Ventosa do Bairro, Antes);

Rota 5 – Destino Mealhada e Pampilhosa (Silvã, Mala, Canedo);

Rota 6 – Destino Pampilhosa (Carqueijo – Pampilhosa);

Rota 7 – Destino Luso/Bussaco (Posto de Turismo da Mealhada);

Rota 8 – Mealhada e Pampilhosa (no período não escolar, todos os lugares que não tenham cobertura horária de serviço de transporte público regular podem efetuar reservas no Sit Flexi);

Rota 9 – Estações de Caminho de Ferro (as rotas que têm como destino Mealhada, Luso e Pampilhosa passarão a ter uma extensão – ponto de paragem – nas Estações de Caminhos de Ferro destas localidades, nos horários de destino e de regresso);

Rota 10 – Todo o Município (o programa poderá ser utilizado em todo o município para situações excecionais, como sejam o transporte para consultas ou de pessoas com mobilidade reduzida. Estas serão analisadas caso a caso).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com