Mealhada tem 100 000 euros para apoiar famílias afetadas pelos incêndios

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 05-09-2017

A Câmara da Mealhada aprovou, ontem, em reunião de Executivo Municipal, a afetação de 100 mil euros ao Fundo Extraordinário de Intervenção Social (FEIS) para apoiar as famílias afetadas pelos incêndios que, em agosto deste ano, atingiram a freguesia de Barcouço.

PUBLICIDADE

mealhada

Os munícipes afetados têm 10 dias úteis para apresentar a sua candidatura aos serviços autárquicos.

PUBLICIDADE

Estão abrangidos por este apoio famílias que tenham em perigo a sua subsistência por danos ou perda de equipamentos e utensílios agrícolas.

Os afetados deverão entregar ficha de candidatura e comprovar os danos sofridos. Os apoios não poderão exceder 75% do valor dos bens necessários à substituição (equipamentos, alfaias e estufas), e 30%, no caso de veículos e estruturas de apoio agrícola ou florestal. De fora desta medida ficam, para já, apoios relativos à floresta e sua exploração, visto que os mesmos deverão ser objeto de apoio Estatal.

PUBLICIDADE

publicidade

Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, sublinha que a Autarquia decidiu avançar com este apoio para situações que, em princípio ficarão de fora do apoio do Governo. “A informação que temos é a de que o apoio do Governo irá incidir sobre a floresta e no nosso município percebemos que há famílias em dificuldade porque ardeu o anexo, uma alfaia ou equipamento, uma estufa, um aviário. Decidimos, por isso, abrir este aviso do Fundo Extraordinário de Intervenção Social para uma situação que foi realmente extraordinária”, refere, adiantando que aguarda a publicação, no final desta semana do apoio do Governo para a área florestal.

O valor afeto é de 100 mil euros, mas a Câmara Municipal poderá, atendendo ao valor dos prejuízos reclamados e às situações de emergência social que se venham a verificar, deliberar aumentar o limite do apoio.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE