Coimbra

Maus Tratos em Crianças discutidos em Montemor-o-Velho

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 07-05-2015

O auditório da Biblioteca Municipal Afonso Duarte (BMAD), em Montemor-o-Velho,  acolheu uma sessão de trabalho subordinada ao tema “Maus Tratos em Crianças – Avaliação e Diagnóstico – Instrumentos de Avaliação do Risco e do Perigo”.

PUBLICIDADE

unnamed (7)

Ao longo do dia, técnicos da área participaram na iniciativa organizada pela CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens – do concelho de Montemor-o-Velho e dinamizada pela formadora Maria de Fátima Duarte, da Comissão Nacional de Proteção das Crianças e Jovens em Risco.
Na sessão de abertura, Paula Rama, vereadora e presidente da Comissão de Proteção das Crianças e Jovens (CPCJ) de Montemor-o-Velho agradeceu “a colaboração de todos” e desejou que “seja um momento de reflexão, de aprendizagem e que contribua para o desenvolvimento de um trabalho na área da infância e juventude mais reforçado”.

PUBLICIDADE

Durante a sessão de trabalho, Maria de Fátima Duarte explicou e clarificou conceitos, bem como foi feita a aplicação prática dos conhecimentos.
“As tipologias dos maus tratos podem ser divididos do ponto de vista físico, psicológico/emocional, sexual e por neglicência”, começou por referir a formadora, alertando ainda para “a falência do modelo de intervenção das famílias maltratantes/abusadoras. As famílias evoluíram para sistemas complexos”.

Recorde-se que a CPCJ do concelho de Montemor-o-Velho que está a dinamizar o Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens do Concelho de Montemor-o-Velho no âmbito do Projeto Tecer a Prevenção, durante o triénio de 2015 a 2017, que tem como objetivo a promoção de uma cultura de prevenção primária que toma como pressuposto a atuação em rede e o envolvimento das entidades com responsabilidade em matéria de infância e juventude.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE