Coimbra

Mau tempo: Poucas ocorrências durante a noite, mas situação vai agravar-se

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 20-10-2020

A Proteção Civil registou entre as 00:00 e as 07:00 de hoje 15 ocorrências devido à chuva, sobretudo em Faro, mas a situação vai agravar-se a partir do final da manhã devido à depressão Bárbara.

PUBLICIDADE

Em declarações à agência Lusa cerca das 09:00, o comandante Paulo Santos, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), disse que a noite foi “muito calma”, contrariamente ao que tinha ocorrido entre as 00:00 de segunda-feira e as 00:00 de hoje, com o registo de 510 ocorrências relacionadas com o mau tempo.

PUBLICIDADE

“A noite passada acabou por ser bastante tranquila ao nível das ocorrências tendo-se verificado apenas 15 ocorrências durante a noite sobretudo no distrito de Faro onde se registaram quatro”, disse.

De acordo com o comandante, as situações registadas tiveram sobretudo a ver com inundações, que foram “rapidamente resolvidas”.

PUBLICIDADE

publicidade

Entre as 00:00 de segunda-feira e as 00:00 de hoje, a ANEPC registou 510 ocorrências relacionadas com inundações, quedas de árvores, limpezas de via e quedas de estruturas.

O distrito de Lisboa foi o mais afetado pelo mau tempo, com 171 ocorrências do total contabilizado, seguido pelo de Setúbal (67), Coimbra e Guarda (ambas com 37), Leiria e Santarém (ambas com 36).

“Contudo, nas próximas horas vamos ter um agravamento do estado do tempo em especial nos distritos de Lisboa, Setúbal, Castelo Branco, Portalegre e Santarém para onde está emitido aviso vermelho pelo IPMA [Instituto Português do Mar e da Atmosfera] para a precipitação”, indicou.

Segundo o comandante, a intensidade da chuva e do vento esperados podem ocasionar quedas de árvores e inundações urbanas.

“Apesar do aviso vermelho para aqueles cinco distritos, o mau tempo vai fazer-se sentir em todo o país. Estamos a falar de inundações urbanas. Estamos no início do outono e as folhas começam a cair provocando entupimentos que motivam ocorrências nas zonas mais baixas”, salientou.

Por causa da situação, o comandante Paulo Santos deixou recomendações à população para prevenir situações de perigo.

“Gostaria de deixar um conselho à população no sentido de que evitem fazer deslocações que não sejam absolutamente necessárias, isto porque as vias vão estar muito perigosas com lençóis de água, pelo que não se recomenda passar pois podem estar a ocultar tampas levantadas, buracos ou obstáculos”, destacou.

O comandante recomendou ainda a população a evitar passar por zonas arborizadas devido ao perigo de queda de árvores ou ramos de grandes dimensões.

“Se tiverem mesmo de conduzir, devem evitar as zonas inundadas e manter uma condução defensiva, ou seja, com velocidade reduzida e a distância de segurança para o veículo da frente”, sublinhou.

Portugal continental está sob o efeito da depressão Bárbara, que dará origem a precipitação forte, aumento da intensidade do vento com rajadas até 100 quilómetros por hora e até 130 quilómetros por hora nas terras altas e agitação marítima, em especial na costa da região sul.

Todos os distritos de Portugal continental (18) estão desde as 09:00 sob aviso laranja devido à previsão de períodos de chuva por vezes forte e persistente.

A partir das 12:00, os distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Castelo Branco e Portalegre estão a vermelho e os restantes sob aviso laranja até às 18:00 de hoje, passando depois a amarelo até às 00:00 de quarta-feira.

O aviso vermelho corresponde a uma situação meteorológica de risco extremo. Nesta situação, o IPMA recomenda que as pessoas se mantenham ao corrente da evolução das condições meteorológicas e sigam as orientações da proteção civil.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE