Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Portugal

Matilha de cães vadios assusta moradores e turistas

Notícias de Coimbra | 10 meses atrás em 09-06-2023

Os trilhos da natureza da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, em Aveiro, estão encerrados há mais de três meses devido à existência de uma matilha de cães vadios, que está a assustar os moradores e turistas.

PUBLICIDADE

Nos últimos meses, têm surgido relatos nas redes sociais sobre ataques de cães a moradores e turistas na via pública nesta freguesia do concelho de Aveiro, uma situação que já ocorreu em 2018.

Questionado pela Lusa, o presidente da Junta não quis falar sobre o caso, limitando-se a dizer que o assunto está a ser tratado pela Câmara de Aveiro e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) tendo em vista a captura dos animais.

PUBLICIDADE

publicidade

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, disse que a autarquia tem conhecimento do problema, adiantando que os animais têm “aparições pontuais” que “põem em causa a segurança das pessoas”.

Ribau Esteves afirmou ainda que a câmara está a trabalhar em conjunto com o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR e o ICNF para resolver o problema “o mais rapidamente possível”.

PUBLICIDADE

“Estamos a trabalhar para definirmos uma operação, que eventualmente terá vários momentos, e os métodos adequados para recolher estes animais”, disse o autarca, reconhecendo que se trata de uma operação “difícil”, porque os animais são “muito selvagens”.

Além deste caso, o presidente da câmara referiu que existe uma outra matilha de cães vadios na freguesia de Eixo, adiantando que também neste caso está a ser preparada uma operação para “apanhar os animais mais selvagens da matilha”.

Recentemente, a Assembleia Municipal de Aveiro rejeitou uma proposta apresentada pela deputada do PAN, Marta Dutra, para a construção de um parque de matilhas no concelho para albergar os cães vadios.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com