Coimbra

Matilde Silva é a nova Presidente dos Jovens Autarcas de Poiares

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 16-12-2020

Matilde Silva é a nova presidente dos Jovens Autarcas de Vila Nova de Poiares.  A jovem de 16 anos conquistou 93 votos, superiorizando-se a Rodrigo Fernandes, de 17 anos, que contabilizou 49 votos na sua candidatura, tendo-se registado 3 votos em branco e 7 nulos.

PUBLICIDADE

A eleição decorreu ontem (15 de dezembro) na Escola E.B 2,3/s Dr. Daniel de Matos, tendo a contagem dos boletins ocorrido na presença do Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, do Vice-Presidente do Município com o pelouro da Juventude, Artur Santos, do Diretor do Agrupamento de Escolas do Concelho, Eduardo Sequeira, assim como de técnicos da Autarquia, que tiveram a responsabilidade de supervisionar todo o processo.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com João Miguel Henriques, «o programa Jovens Autarcas é um importante contributo para envolver os jovens na causa pública, combatendo o afastamento na participação democrática, que em particular se regista nestas faixas etárias».

Dirigindo-se para os dois candidatos – que marcaram presença no momento da divulgação dos resultados -, o Presidente da Câmara Municipal alertou «para a necessidade de colocarem em prática aquilo que foram as vossas propostas, para não defraudar quem em vós votou, mas também para que o vosso mandato permita contribuir para cativar ainda mais jovens, encorajando-os a participarem civicamente, para que o vosso futuro possa ser definido por vós, e não por outros».

PUBLICIDADE

A terminar, João Miguel Henriques reafirmou a «convicção que ao permitir que os jovens possam ter um papel na definição das políticas ao convidá-los a apresentar as suas opiniões, ideias e perspetivas de futuro, reforçará a democracia de forma transversal».

Refira-se que o mandato para os novos Jovens Autarcas Matilde Silva e Rodrigo Fernandes terá a duração de um ano, sendo que ao dispor terão um orçamento de 10.000 euros para que possam implementar os programas apresentados. estando a sua tomada de posse agendada para janeiro de 2021, durante a primeira reunião do Executivo Municipal de Vila nova de Poiares.

A nova Presidente e Vereador substituirão o anterior elenco, presidido por Iara Costa e com Bárbara Pinto e Beatriz Silva como vereadoras, que, recorde-se, de entre as atividades programadas para o seu mandato, desenvolveram dois vídeos publicados nas redes sociais do Município e partilhados por centenas de pessoas, um relacionado com a covid-19, em que questionavam o comportamento dos seus pares, aconselhando-os a adotarem comportamentos responsáveis, e outro, mais recentemente, onde é lançado o apelo a que as compras de Natal sejam feitas no comércio local tradicional.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE