Conecte-se connosco

Coimbra

Maternidades de Coimbra já permitem visitas

Publicado

em

O conselho de administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) aprovou um procedimento que passa a permitir visitas de acompanhantes às mulheres que deram à luz recebam visitas, foi hoje anunciado.

O procedimento para acompanhamento e visitas a puérperas na Maternidade Daniel de Matos e na Maternidade Bissaya Barreto, que integram o CHUC, foi aprovado na quinta-feira, acrescentou o hospital, em resposta à agência Lusa.

No CHUC, o acompanhamento na sala de partos foi sempre possível, sendo agora também permitidas visitas durante “o período de internamento, restritas ao acompanhante escolhido”, que serão limitadas a 30 minutos e que terão de ser previamente agendadas.

“No momento da visita deve ser realizado um inquérito clínico e epidemiológico e assegurada a utilização de máscara cirúrgica, bata de proteção e correta higiene das mãos”, vincou o CHUC.

Na Maternidade Daniel de Matos, as puérperas podem receber o acompanhante num espaço dedicado, à entrada da enfermaria, assegurando-se “a privacidade, ventilação adequada e higiene e desinfeção do espaço entre visitas”, aclarou o hospital.

Segundo a mesma nota, na Maternidade Bissaya Barreto as puérperas “poderão receber o acompanhante no quarto, devendo estar corrida a cortina que separa as duas camas e assegurando que as visitas de cada puérpera internada não ocorrem em simultâneo”.

A presença de um acompanhante durante o parto é permitido, sendo que a pessoa terá que realizar um teste de deteção do novo coronavírus previamente.

A agência Lusa questionou o CHUC sobre as políticas relativamente às restrições de acompanhantes após as críticas do movimento Nascer em Coimbra, que salientava que lhe tinham chegado relatos assentes “em dúvidas, ansiedade e frustração com base nas restrições impostas pela DGS [Direção-Geral de Saúde]”, quanto ao acompanhamento das grávidas e puérperas.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade [video width="1280" height="1280" mp4="https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/11/banner-NDC-radioboanova.mp4" loop="true" autoplay="true" preload="auto"][/video]
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com