Coimbra

Mata do Choupal continua encerrada. Câmara culpa Governo.

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 13-02-2019

O Choupal continua fechado! A culpa é do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Palavra de Manuel Machado, na reunião da autarquia local que decorre nesta quarta-feira.

PUBLICIDADE

“Passou demasiado tempo para se cortarem uns ramos”, lamentou o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra.

“O essencial da operação da limpeza encontra-se praticamente resolvido”, acrescentou Manuel Machado, que acusou o ICNF de estar a interditar o espaço “por critérios monetaristas”.

PUBLICIDADE

“O tempo da encerramento total da Mata é incompreensível e não é justificável, concluiu o autarca de Coimbra, que já ofereceu ajuda ao ICNF para que o Choupal volte a ser de todos o mais rapidamente possível.

PUBLICIDADE

publicidade

Recordamos que outubro de 2018, o secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural disse que  Mata Nacional do Choupal ia “permanecer fechada ao público nas próximas três semanas”. Passou novembro, passou dezembro, passou janeiro, vamos em meados de fevereiro…

No dia 16 de outubro, Miguel Freitas adiantou aos jornalistas que a Mata do Choupal foi atingida em 40% da sua extensão à passagem da tempestade Leslie.

O acesso dos cidadãos à mata de Coimbra, onde “o trabalho vai ser faseado”, vai manter-se interdito por razões de segurança até à primeira quinzena de novembro para permitir uma intervenção de remoção de madeira, ramos e outros detritos deixados pelo temporal, acrescentou o governante.

O governante falava aos jornalistas durante uma visita à Mata do Choupal, num programa que incluiu uma reunião com dirigentes e trabalhadores nas instalações do ICNF.

No Choupal, “há perdas irrecuperáveis”, incluindo “algumas árvores notáveis que não se voltarão a ver”, disse Miguel Freitas.

Na mata de Coimbra, “o objetivo principal é abrir os principais trilhos” para que os cidadãos possam retomar a sua fruição na primeira quinzena de novembro. Estamos em Fevereiro. A mata continua fechada ao público.

Notícia em desenvolvimento

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE