Máscaras da Ásia em exposição no Museu da Pedra em Cantanhede

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 14-06-2017

 

PUBLICIDADE

Uma síntese da coleção de Máscaras da Ásia da Fundação Oriente está patente ao público no Museu da Pedra do Município de Cantanhede até ao próximo dia 8 de outubro.

unnamed (60)

PUBLICIDADE

A exposição reúne 84 peças de um acervo de mais de 13.000 representações de arte tradicional asiática, um dos maiores e mais importantes do género na Europa.

As máscaras apresentadas nesta exposição pertencem à coleção Kwok On, iniciada em Hong Kong, na década de 1970, com a recolha de um conjunto de marionetas cantonenses, instrumentos musicais, livros e artefactos diversos. Entretanto,depois de ter sido ampliada pelo sinólogo francês Jacques Pimpaneau, que reuniu para o efeito objetos originários de um espaço geográfico que se estende da Turquia ao Japão, foi incorporada, em 1999, no património da Fundação Oriente, que tem vindo a dar sequência a esse processo através do Museu do Oriente.

PUBLICIDADE

publicidade

As máscaras expostas no Museu da Pedra do Município de Cantanhede são oriundas da Índia, Sri Lanka, Tailândia, Indonésia, Coreia, Tibete e Japão, dando a conhecer um pouco da diversidade e riqueza das culturas asiáticas. 

Os materiais usados na sua construção são variados, desde as esculpidas em madeira, até às elaboradas em papiermâché, passando pela utilização de tecidos, metal e outros produtos.

A coleção integra o acervo do Museu do Oriente, da Fundação Oriente, instituição portuguesa privada constituída em 1988 com oobjetivode promover “o reforço das ligações históricas e culturais entre Portugal e os países do extremo Oriente”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE