Governo

Marisa Matias diz que “não foi Centeno que entrou no Eurogrupo, foi o Eurogrupo que entrou em Centeno”

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 31-08-2018

 

PUBLICIDADE

  A eurodeputada bloquista, Marisa Matias, considerou hoje que as declarações do ministro das Finanças português sobre a conclusão do ajustamento da Grécia provam que “não foi Centeno que entrou no Eurogrupo”, mas “o Eurogrupo que entrou em Centeno”.

PUBLICIDADE

publicidade

Em Leiria, na abertura da ‘rentrée’ política do BE, o Fórum Socialismo 2018, Marisa Matias condenou que a social-democracia se tenha demitido “de uma tarefa fundamental no espaço da União Europeia que é evitar a cultura da tecnocracia dominante e o esvaziamento da democracia”.

“Se dúvidas houvesse ainda hoje, as recentes declarações de Mário Centeno a propósito da conclusão do programa de ajustamento da Grécia são uma triste imagem desta realidade. Tal como previsto, não foi Centeno que entrou no Eurogrupo, foi o Eurogrupo que entrou em Centeno”, criticou.

PUBLICIDADE

Na opinião da eurodeputada natural de Condeixa-a-Nova, na verdade, “o Eurogrupo nunca saiu de dentro de Centeno” porque “o seu programa nunca foi outro a não ser o da austeridade”, destacando que “se limites houve em Portugal a alguma austeridade, deveu-se às imposições da esquerda e em particular às imposições do BE”.

“Se fosse dependente do programa de Mário Centeno, ainda estaríamos hoje em ajustamento permanente e é por isso que estranho as declarações de António Costa, ontem, em Itália porque me parece que a Europa sem austeridade de que falava o primeiro-ministro é uma ficção e Mário Centeno nem tenta fingir”, observou.

A 20 de agosto, num vídeo publicado na internet, o presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, saudou ho fim dos programas de assistência à Grécia, apontando que, ao fim de oito ano, o país “reconquistou o controlo pelo qual lutou”, mas advertindo que tal também acarreta “responsabilidade” acrescida.

Marisa Matias deixou claro que crê “profundamente que a social-democracia falhou o projeto de travar a extrema-direita”, sendo a questão da esquerda a capacidade e obrigação “de tentar travar o projeto da extrema-direita”.

“A Europa do mercado único e da livre circulação de capitais, a Europa do ‘dumping’, a Europa dos vencedores e vencidos, a Europa das desigualdades foi um modelo de normalização obtido com a desistência da social-democracia”, concretizou.

Os desequilíbrios macroeconómicos, prosseguiu a bloquista, “passaram a ser identidade da União” Europeia.

“O que restou de esquerda à social-democracia europeia foram generalidades que qualquer liberal pode dizer também. Generalidades em cima do abandono dos serviços públicos e da proteção dos trabalhadores”, lamentou.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE