Cidade

Marisa Matias dá voz a Uma Revolução Tranquila

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 02-04-2014

O documentário “Uma revolução tranquila. Os orçamentos participativos numa perspetiva portuguesa”, realizado por Pierre Stoeber e Giovanni Allegretti (investigador do Centro de Estudos Sociais – CES – da Universidade de Coimbra), será exibido a 7 de abril de 2014, na abertura do 7º Fórum Mundial Urbano (FUM/WUF) da Organização das Nações Unidas (ONU) que decorre na cidade colombiana de Medellín.

PUBLICIDADE

Trata-se da estreia deste filme, que tem como matéria uma análise dos orçamentos participativos portugueses, a partir dos dados e dos materiais recolhidos no projeto “OPtar”, uma investigação desenvolvida no CES entre 2010 e 2013 e financiada pela Fundação da Ciência e Tecnologia.

O objetivo deste documentário (França/Portugal, 2014 | 42 minutos, Solid Productions) é dar a palavra a políticos, funcionários públicos, investigadores e cidadãos envolvidos na forma como os recursos municipais são administrados, de modo a ajudar a definir o conceito de Orçamento Participativo (OP), clarificar os seus desafios positivos e algumas contradições ou fragilidades detetadas durante a última década de experimentações, quando analisadas distintas situações que se desenvolvem um pouco por todo o mundo.

PUBLICIDADE

publicidade

Portugal, país da Europa com a maior taxa de experiências de OP em âmbito autárquico, é tido como um lugar metafórico para testar alguns desses desafios e fragilidades, usando dados e resultados do projeto, apesar de no filme se misturem vozes e imagens de diferentes continentes que atuam como “espelho deformante” da situação portuguesa. A ambição desta média-metragem é mostrar o quão importantes são as emoções no funcionamento dos OPs, e em que medida essas pequenas experiências são importantes para qualificar e intensificar os regimes democráticos (embora sejam muitas vezes limitadas aos contextos locais).

A voz-off que no documentário conduz o espetador ao tema central é o da eurodeputada Marisa Matias (que enquanto investigadora estudou o tema dos orçamentos participativos). É igualmente possível encontrar declarações de autarcas de todos os partidos políticos do país, incluindo os que deram origem aos primeiros OP portugueses, em Palmela. Por outro lado, importa referir que uma parte do filme é dedicada especificamente aos Orçamentos Participativos Jovens (Lisboa, Trofa e Condeixa-a-Nova), que envolvem crianças e jovens nas decisões sobre uma parte do orçamento público.

PUBLICIDADE

O 7º Fórum Mundial Urbano tem como tema o “Desenvolvimento da Igualdade Urbana – cidades para a vida”, com o objetivo de conscientizar cidades, países e agentes internacionais do seu papel na integração da igualdade nas suas agendas de desenvolvimento urbano. Organizado pela ONU, decorre entre 5 e 11 de abril de 2014 e espera reunir aproximadamente 25 mil participantes, provenientes de mais de uma centena e meia de países, na maior conferência sobre desenvolvimento urbano sustentável organizada por esta estrutura.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE