Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Pampilhosa da Serra: Mário Martins apresenta livro sobre Urbano Duarte

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 17-04-2015

“Urbano Duarte: Crónicas dos Anos Quentes”, livro de Mário Martins, será apresentado no próximo dia 18 de Abril, na Pampilhosa da Serra.

PUBLICIDADE

mário martins

A apresentação, a cargo de. José Ramos Mendes, presidente da Assembleia Municipal da Pampilhosa da Serra e antigo aluno de Urbano Duarte, está marcada para as 15:00, na Biblioteca Municipal, no âmbito da IX Feira do Livro promovida pela autarquia pampilhosense.

PUBLICIDADE

publicidade

O livro centra-se na figura de Urbano Duarte, o padre-professor-jornalista natural de Pescanseco do Meio (Pampilhosa da Serra) que foi personalidade de destaque da Igreja Católica portuguesa na segunda metade do século XX.

A obra, que resulta de uma dissertação de mestrado em Comunicação e Jornalismo apresentada à Universidade de Coimbra, analisa com detalhe as 691 crónicas que Urbano Duarte redigiu na última década de vida (1971-1980), permitindo uma viagem pelos anos do Marcelismo, Reforma do Ensino de Veiga Simão, 25 de Abril, Nacionalizações, PREC, Verão Quente, eleições para a Assembleia Constituinte e início da “normalidade democrática”.

PUBLICIDADE

O livro aborda também o início da Imprensa em Coimbra, descreve o nascimento do “Correio de Coimbra”, actualmente no 94.º ano de publicação, inclui desenvolvida biografia de Urbano Duarte e apresenta os outros oito directores do jornal.

O conceito de crónica jornalística é dissecado, caracterizando os traços fundamentais de um género ainda hoje desprovido de definição consensual, através da opinião de vários pensadores e da própria experiência do autor do livro, jornalista há quatro décadas.

São também publicados depoimentos inéditos de sete personalidades que trabalharam com Urbano Duarte na década de 70, nomeadamente de dois dos três directores que se lhe sucederam no cargo.

Padre, professor e jornalista, o cónego Urbano Duarte foi figura de relevo da vida coimbrã e, mesmo, nacional. Treze anos depois da morte, foi condecorado por Mário Soares, na cerimónia do 10 de Junho, com o grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito, após proposta apresentada ao Presidente da República por Barbosa de Melo (então presidente da Assembleia da República), Rui de Alarcão (reitor da Universidade de Coimbra) e de D. Manuel de Almeida Trindade (bispo de Aveiro).

O livro, uma edição de autor, pode ser encomendado através do endereço de correio electrónico martins56@gmail.com. O preço, durante a Feira do Livro da Pampilhosa da Serra, é de 10 euros (desconto de 33% sobre o preço de capa, 15 euros).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com