Coimbra

Mário Lúcio & Orquestra Clássica do Centro com concerto no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 16-05-2021

A Orquestra Clássica do Centro & Mário Lúcio apresenta um concerto no dia 22 de maio pelas 19h30 no exterior do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, com o Coro Coimbra Vocal e o Maestro Diogo Costa. Um concerto com uma viagem pelas composições originais do autor/compositor Mário Lúcio (trovas, Mornas e Coladeiras), e interpretações de compositores como Trindade, Zeca Afonso ou  Eurico Carrapatoso que evocam o amor, a saudade, o destino, o mar e a Lua.    

PUBLICIDADE

A serenata é uma prática cultural comum em Cabo Verde. Pequenas formações (violão, cavaquinho, violino, viola de 10 cordas) compõem a base para voz, privilegiando a doçura, o romance, a poética. São cânticos na noite, para alguém na noite e para a própria noite, mais precisamente ao luar e para o luar. Coimbra e outras regiões de Portugal cruzam-se nessas manifestações com as cidades de todas as ilhas de Cabo Verde. Agora, confluem misturando o violão e a voz de Mário Lúcio com os instrumentos da Orquestra Clássica do Centro e as vozes do Coro Coimbra Vocal, refere a Orquestra Clássica do Centro em comunicado.

Segundo a Presidente da Direção da Orquestra Clássica do Centro, Emília Martins, o “dia 21 de Maio é um dia pleno de significado, por ser o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, tendo a UNESCO classificado a diversidade cultural como património comum da humanidade. Nesta data assinalamos a compreensão da riqueza e importância da diversidade cultural, como forma de incentivar o respeito pelo outro. Conhecer melhor as diferenças entre os povos permite obter uma maior compreensão das vicissitudes, assim como cimentar uma maior união.  “Neste dia, no ano de 2014, o então Ministro da Cultura de Cabo Verde, Dr. Mário Lúcio Sousa, convidou a Orquestra Clássica do Centro a deslocar-se a Cabo Verde para colaborar na criação e apresentação da Orquestra Nacional de Cabo Verde. A OCC participou no concerto-estreia e regressou nos anos seguintes, na mesma data. Nessa altura foi atribuído o título de Maestro Honorário Vitalício ao maestro da OCC à época e a OCC foi considerada como membro fundador e parte integrante Orquestra Nacional de Cabo Verde. Em 2021 marcamos de novo ENCONTRO com Mário Lúcio.
No dia 21 o encontro será no Pavilhão Centro de Portugal tendo como tema justamente Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento.

PUBLICIDADE

No dia 22 de maio o concerto terá entrada gratuita, mas sujeita a reserva prévia de lugar através do site da OCC ( www.orquestra classicadocentro.org) ou no Pavilhão Centro de Portugal a partir da próxima terça-feira, dia 18 de maio. Este concerto promovido pela Orquestra Clássica do Centro tem o apoio especial / Institucional da Câmara Municipal de Coimbra e o apoio da Dgartes / Ministério da Cultura. Conta com a colaboração da Confraria da Rainha Santa Isabel e parceria da Brigada de Intervenção.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE