Coimbra

Marinha Portuguesa vai desembarcar em Coimbra!

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 10-05-2019

Na semana de 11 a 19 de maio, a Marinha Portuguesa comemora o Dia da Marinha, pela primeira vez numa cidade sem mar.

PUBLICIDADE

Imagem ilustrativa

Coimbra será a cidade anfitriã deste evento, que irá envolver cerca de mil militares da Marinha, onde irão decorrer exposições temáticas, atividades náuticas no rio Mondego, concertos da Banda da Armada, entre outros eventos gratuitos e para toda a família. Destaca-se ainda a Cerimónia Militar que será o culminar das celebrações, no dia 19 de maio.

PUBLICIDADE

publicidade

​​​De 11 a 19 de maio, uma exposição interativa sobre as atividades da Marinha estará presente no Pavilhão Centro de Portugal, ao mesmo tempo que uma exposição de meios ao ar livre decorrerá, também, no Parque Verde do Mondego. Nesta exposição, será possível realizar batismos de mergulho, experimentar a torre de escalada, tenda de airsoft, simuladores de voo e de navegação, ter uma experiência única de realidade virtual, entre outras atividades.

De 15 a 19 de maio, na Praça da Canção, decorrerão também várias atividades náuticas no rio Mondego, com batismos de rio nas lanchas anfíbias e embarcações do Instituto de Socorros a Náufragos e da Polícia Marítima.

PUBLICIDADE

No âmbito cultural, a Marinha organiza o colóquio “O Mar: Tradições e Desafios”, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Na noite do dia 17 de maio, a Banda da Armada dará um concerto gratuito, ao ar livre, no Jardim da Sereia.

A Banda da Armada irá, ainda, surpreender com vários eventos musicais pela cidade de Coimbra: no dia 11 de maio irá atuar no Mercado D. Pedro, pelas 10h30 e na Praça da República, pelas 15h30. No dia 12, irá atuar pela manhã, desde a Praça 8 de Maio às 10h30, até ao Largo da Portagem. Na tarde do dia 12, o evento musical será pelas 15h30 no Parque Verde do Mondego. No dia 17 de maio, a Banda regressa à Praça 8 de Maio, à Rua Ferreira Borges e ao Largo da Portagem nos horários das 10h30 às 11h30 e das 15h30 às 16h30.​

As comemorações terminam no dia 19 de maio com a Cerimónia Religiosa na Igreja de Santa Cruz, seguida pela Cerimónia Militar na Avenida Emídio Navarro, pelas 11h00 e que culminará com demonstração de capacidades no Rio Mondego às 12h00.

Na Figueira da Foz haverá também, de 11 a 19 maio, navios abertos a visitas no cais Comercial do Porto da Figueira da Foz, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 19h00.

Em Lisboa estarão abertos, gratuitamente, ao público nos dias 18, 19 e 20 de maio o Museu de Marinha, o Aquário Vasco da Gama e o Planetário Calouste Gulbenkian e em Cacilhas a Fragata D. Fernando II e Glória.

Recorde-se que o Dia da Marinha assinala-se a 20 de maio em homenagem ao grande feito de Vasco da Gama que, neste dia, em 1498, pela primeira vez na história, ligou, por via marítima, a Europa ao Oriente, com a chegada a Calecute, na Índia.  Atualmente, esta data comemora-se através da oportunidade dos portugueses e da terra anfitriã das celebrações, conhecerem e contactarem com a Marinha. ​

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE