Coimbra

Marialva reaviva a lenda de Maria Alva Pés de Cabra em três dias de grande animação

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 15-07-2019

Reza a lenda que, há muito tempo, vivia uma donzela muito formosa numa pequena aldeia do interior do nosso país. Um certo dia, um nobre que por ali passava enamorou-se dela. Desejando pedi-la em casamento, decidiu encomendar a um sapateiro uns sapatos para oferecer à donzela. Como se tratava de uma surpresa, e o sapateiro não tinha maneira de saber o tamanho dos seus pés, este pediu ao nobre para espalhar farinha aos pés da cama da donzela, para que esta deixasse a marca da farinha espalhada no chão quando se levantasse.

Qual não é o espanto do sapateiro quando descobre, pela forma deixada no chão, que a donzela tinha “pés de cabra” – mas profissional como era, cumpre a encomenda sem comentários, guardando segredo até do próprio cliente. Eis senão quando o nobre entrega o presente à donzela, que se apercebe que todos acabaram de descobrir o seu segredo… Aterrorizada, atira-se da torre de menagem do castelo. A donzela chamava-se Maria Alva.

PUBLICIDADE

A aldeia desta lenda é Marialva, onde é contada, de geração em geração, como a estória que deu origem ao nome da terra. Graças ao Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”, que chega àquela Aldeia Histórica de 19 a 21 de julho, a bonita donzela volta a ser recordada, num fim-de-semana repleto de animação, com mil e uma atividades e momentos imperdíveis, inspirados na lenda de Maria Alva.

De entrada livre, a festa “Maria Alva Pés de Cabra” vai dar mais vida à Aldeia Histórica de Marialva, com concertos, oficinas de cozinha regional, trabalhos em feltro, visitas guiadas encenadas, passeios equestres, teatros de rua, mostra e venda de produtos regionais, showcooking, entre outros.

PUBLICIDADE

No sábado, dia 20 de julho, às 21h, Marialva recua no tempo e apresenta uma encenação da lenda Maria Alva Pés de Cabra, com o magnífico cenário do Castelo da Aldeia Histórica como pano de fundo.

Com sugestões para miúdos e graúdos, a diversão está garantida em Marialva. É, também, uma excelente oportunidade para conhecer esta Aldeia Histórica, assim como as suas gentes, que também participarão nos vários momentos do evento.

PUBLICIDADE

publicidade

Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município da Mêda, Junta de Freguesia de Marialva, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE