Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Maria Leitão Marques vai para Bruxelas

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 17-02-2019

Maria Manuel Leitão Marques, Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa sai do Governo para integrar a lista do PS para o Parlamento Europeu.

PUBLICIDADE

Mariana Vieira da Silva, deixa a Secretária de Estado Adjunta do Primeiro-Ministro, para ser Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, indo ocupar o lugar deixado vago por Leitão Marques.

PUBLICIDADE

publicidade

O secretário-geral do PS, António Costa, já tem a lista de candidatos socialistas ao Parlamento Europeu praticamente fechada, sobretudo no que respeita aos lugares considerados elegíveis.

Depois de ter hoje apresentado o cabeça de lista, Pedro Marques, que sai amanhã  do cargo de ministro do Planeamento e das Infraestruturas, António Costa apenas sujeitará a lista de candidatos socialistas às eleições europeias na reunião da Comissão Política do PS, marcada para o próximo dia 28.

PUBLICIDADE

 Maria Manuel Leitão Marques deverá figurar no segundo lugar da lista, sendo também esperada a entrada nos primeiros oito lugares efetivos das deputadas Isabel Santos, que pertence à Federação do Porto do PS, e de Sónia Fertuzinhos, este proveniente da estrutura política de Braga.

Recordamos que Maria Manuel Leitão Marques é esposa de Vital Moreira, o antigo professor da Universidade de Coimbra que liderou a lista socialista em 20o9.

Ainda em relação aos primeiros oito lugares da lista europeia do PS, entram o ex-membro do Governo Regional dos Açores e atual líder parlamentar do PS no parlamento da região, André Bradford, e Liliana Aguiar pelo PS/Madeira.

Face à lista de 2014, a continuidade será assegurada pelos eurodeputados Pedro Silva Pereira e Carlos Zorrinho.

Na última reunião da Comissão Política do PS, António Costa defendeu que a lista obedecerá a duas regras fundamentais: Paridade absoluta em termos de género e nenhum dos candidatos podem já ter feito mais do que dois mandatos no Parlamento Europeu.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com