Vamos

Maria do Rosário Pedreira é a próxima convidada de «5as de Leitura»

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 29-10-2022

A poeta Maria do Rosário Pedreira é a próxima convidada do projeto de promoção e incentivo à leitura «5as de Leitura», que celebra o seu 13º aniversário ao longo do mês de novembro com várias iniciativas.

PUBLICIDADE

A sessão irá decorrer dia 03 de novembro, pelas 21h30, na sala de leitura da Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás, e conta com a habitual moderação de Teresa Carvalho.

Depois de uma demorada interrupção na sua produção poética, Maria do Rosário Pedreira vem apresentar «O Meu Corpo Humano», um livro que para a autora “reflecte sobre a vulnerabilidade do corpo ao tempo e à dor própria e alheia, bem como sobre a ausência de compaixão e empatia no mundo actual”.

PUBLICIDADE

publicidade

«É o meu corpo // humano: vê, ouve, / toca, pensa e // dói-lhe. // Volto porque / preciso muito / que me amem.»

A entrada é gratuita, contudo sujeita à lotação da sala.

PUBLICIDADE

Maria do Rosário Pedreira nasceu em Lisboa em 1959. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Letras de Lisboa.

Depois de uma breve passagem pelo ensino, que a influenciou a escrever para jovens, ingressou na carreira editorial, sendo hoje editora de literatura portuguesa.

A sua obra literária iniciou-se pela literatura juvenil com duas coleções que foram adaptadas à televisão e venderam cerca de um milhão de exemplares. Embora tenha publicado um romance e contos dispersos em revistas e antologias, é sobretudo conhecida como poeta, tendo publicado cinco livros, quatro deles coligidos num volume com o título Poesia Reunida, distinguido com o Prémio da Fundação Inês de Castro. E o mais recente publicado em 2022 com o título «O Meu Corpo Humano».

Está traduzida em várias línguas e publicada em volumes independentes, revistas e antologias em diversos países. Tem participado em numerosos encontros de escritores em Portugal e no estrangeiro.

É ainda autora de letras para fado e canções e publicou uma biografia de Amália Rodrigues para crianças.

Tem um blogue sobre livros e edição, Horas Extraordinárias, que alimenta quase diariamente desde 2010. Escreve regularmente crónicas para a imprensa, algumas delas reunidas no recente livro «Adeus, Futuro».

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE