Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Maria de Lourdes Pintasilgo homenageada em Condeixa no Dia da Mulher

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 07-03-2019

No ano em que se completam 40 anos da tomada de posse da única mulher primeira-ministra em Portugal, o município de Condeixa presta homenagem a Maria de Lourdes Pintasilgo (1930-2004) no próximo dia 8 de março, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher.

PUBLICIDADE

A iniciativa prevê uma cerimónia invocativa e uma exposição sobre a “Vida e a Obra de Maria de Lourdes Pintasilgo”, um percurso e um legado sobre o qual se debruçará um painel de convidados.

PUBLICIDADE

publicidade

No dia seguinte, sábado, decorrerá no auditório do Museu PO.RO.S uma “Audição Pública” em Condeixa, inspirada na mesma metodologia adotada nos anos 90 por Pintasilgo, enquanto presidente da Comissão Independente sobre População e Qualidade de Vida, na recolha de informação para o “Relatório Cuidar o Futuro – um programa radical para viver melhor”, uma agenda que se mantém atual quase 20 anos depois.

 “No Dia Internacional da Mulher pretendemos homenagear Maria de Lourdes Pintasilgo numa invocação do seu espírito e personalidade, norteado pela ética, pela justiça, pela inteligência, pela cultura e sentido de Estado, inspirando o presente e os novos protagonistas da cena política e cívica”, justifica Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa.

PUBLICIDADE

A cerimónia, que decorrerá dia 8 no auditório do Museu PO.RO.S., a partir das 18h30, contará com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Condeixa, Nuno Moita da Costa, da vereadora e representante municipal na Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), do deputado e vice-presidente da Assembleia da República, José Manuel Pureza, da presidente da Fundação Cuidar o Futuro, Margarida Santos e da ex-deputada e presidente do Departamento Federativo de Coimbra das Mulheres Socialistas, Rosa Isabel Cruz.

No final da cerimónia, pelas 19h30, será inaugurada a exposição que ficará patente na sala das oficinas do Museu PO.RO.S.

No dia seguinte, sábado dia 9 de março, toda a população é convocada para participar numa “Audição Pública”, das 14h30 às 17h30, para análise e aprofundamento da qualidade de vida nas suas diversas facetas numa ótica de sustentabilidade, e na perspetiva da economia do cuidado, do direito fundamental ao cuidado e do dever fundamental de cuidar.

A “Audição Pública” é uma iniciativa promovida no âmbito do projeto “Ouvir o Presente, Cuidar o Futuro: Homenagear Maria de Lourdes Pintasilgo”, decorrente de uma carta de compromisso entre a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade de Género e a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres em colaboração com a Fundação Cuidar o Futuro.

“Espera-se uma mobilização social reforçada; a identificação e análise de problemas e obstáculos experimentados no quotidiano que conduzam à definição de um pacote de medidas e recomendações relativos à gestão e organização da sociedade que, ouvidas no presente, sejam capazes de apontar para um futuro possível assim como se espera contribuir para uma imagem positiva sobre o papel das mulheres na sociedade portuguesa e no mundo com o reforço do seu empoderamento”, revela a organização.

Nascida em Abrantes, Maria de Lourdes Pintasilgo foi a primeira mulher portuguesa a assumir o cargo de primeira-ministra quando assumiu a liderança do V Governo Constitucional (1 de Agosto de 1979 a 3 de Janeiro de 1980), um Executivo da iniciativa do então Presidente da República, general António Ramalho Eanes.

Com um percurso académico notável (foi uma das primeiras mulheres a concluir uma licenciatura em Engenharia Química no Instituto Superior Técnico), Maria de Lourdes Pintasilgo foi ainda fundadora em Portugal do movimento religioso Graal, militante por inúmeras causas cívicas no plano nacional e internacional, candidata presidencial, deputada europeia e embaixadora de Portugal na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com