Coimbra

Marco Paulo encantado com floresta maravilhosa

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 03-12-2016
“Saio daqui de coração cheio e maravilhado com a oportunidade que me foi dada de plantar uma árvore. Só me falta mesmo fazer um filho. Mas nunca é tarde!”. Foi desta forma que o cantor Marco Paulo comentou o ato da plantação de um Cedro do Bussaco (Cupressus Lusitanica), hoje à tarde, junto às Portas de Coimbra, em plena Mata Nacional do Buçaco, na freguesia de Luso, concelho da Mealhada.
António Gravato, Presidente da Fundação, com Marco Paulo

António Gravato, Presidente da Fundação, com Marco Paulo

O artista não cabia em si de contente por “ deixar uma marca nesta floresta maravilhosa” e “ ajudar a preservar a Natureza, a dar força ao meio ambiente”.
“Quero vir aqui muitas vezes ver a evolução da minha árvore e mandar aqui os meus fãs, espalhados por todo o mundo, regar esta relíquia”, disse o cantor, ainda de enxada na mão, enquanto endireitava o cedro.
Esta iniciativa enquadra-se no projeto de reflorestação que a Fundação Mata do Buçaco tem vindo a desenvolver na referida Mata Nacional, que é candidata à classificação de Património Mundial da UNESCO. 
Rosa Amélia, grande fã de Marco Paulo, fez questão de ir do mar à serra para estar com o seu ídolo

Rosa Amélia, grande fã de Marco Paulo, fez questão de ir do mar à serra para estar com o seu ídolo

Pedro Abrunhosa, Marisa Liz (Amor Electro), Assunção Cristas, Maria de Belém, José Cid e Rui Reininho foram apenas algumas das figuras públicas nacionais que plantaram recentemente árvores no Buçaco. Também uma equipa de futebol dos Emirados Árabes Unidos e um grupo de investigadores chineses plantaram uma árvore, este ano, no Buçaco.

PUBLICIDADE

unnamed-2
Recorde-se que todo o trabalho de limpeza e reabilitação da Mata decorre no âmbito do projeto BRIGHT – “Bussaco´s Recovery from Invasions Generating Habitat Threats”, com o apoio do Programa LIFE+. Com a sua execução, a FMB visa a conservação/valorização de um habitat relíquia: o adernal, cuja distribuição mundial se circunscreve aos escassos hectares existentes no Buçaco; o controlo/erradicação de flora exótica invasora que ameaça o adernal e demais espécies/habitats da Mata, através de trabalhos de continuidade centrados no ensaio e aplicação de novas práticas de controlo, dirigidas a espécies arbóreas e herbáceas, algumas das quais nunca aplicadas no contexto nacional e outras apenas a escalas mais reduzidas; o envolvimento ativo, nas atividades de conservação/valorização e controlo/erradicação, de diversos públicos e entidades, e da sociedade civil em geral (residentes, alunos, turistas, entre outros), com a perspetiva de assegurar o exercício de uma cidadania ativa e responsável em prol da conservação da natureza e da biodiversidade.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE