Coimbra

Marchas Populares de Oliveira do Hospital realizam-se no próximo sábado

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 17-06-2015

Oliveira do Hospital prepara-se para acolher mais uma edição das Marchas Populares no próximo sábado, 20 de junho, a partir das 20:30 horas no Parque do Mandanelho. Três marchas infantis e seis marchas seniores do concelho prometem uma noite de festa, muita cor e alegria. A estas juntam-se ainda duas convidadas: a Marcha da Barqueira (Taveiro) que pela primeira vez se apresenta neste concelho e a Marcha de Alfama, já conhecida do público oliveirense e que pelo quarto ano consecutivo vem apresentar-se em Oliveira do Hospital.

PUBLICIDADE

unnamed (6)

Aos mais novos cabe-lhes a honra de abrir a noite sendo que este ano três instituições – Casa da Obra D. Josefina da Fonseca; Centro Social e Paroquial do Seixo da Beira e Fundação Aurélio Amaro Dinis – aceitaram o desafio proposto pela Câmara Municipal e vão trazer as suas crianças para marchar e encantar o público presente.

PUBLICIDADE

 A noite irá prosseguir com a  apresentação das marchas seniores, seis no total, e que vão trazer um espetáculo de música e alegria recheado de surpresas, como já têm habituado o público. São elas: marcha da Arcial; marcha do Rancho Folclórico de Lagares da Beira;  marcha da Junta de Freguesia de Meruge e Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral; marcha da Associação Cultural e Recreativa de Lagares da Beira; marcha de Avô; e a Epto Marcha, da escola profissional EPTOLIVA, estreante neste evento. Para acompanhar os marchantes, o evento conta com o envolvimento das quatro filarmónicas do concelho – de S. Gião, de Avô, de Aldeia das Dez e de Ervedal da Beira.

As Marchas Populares são uma organização da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital que procura promover as tradições populares tendo em conta a importância social e histórica deste evento, já enraizado no seio das comunidades em que se integram as coletividades de cultura e recreio que as organizam, bem como o incentivo aos criadores artísticos para a promoção da região.

PUBLICIDADE

publicidade

Na conferência de imprensa de apresentação do evento, que decorreu no Parque do Mandanelho, a vereadora da Cultura, Graça Silva elogiou o empenho de todas as entidades envolvidas “sem a vossa colaboração não bastaria à Câmara Municipal fazer as marchas. Elas existem graças ao vosso trabalho”, frisando que “ano após ano tem havido uma melhoria e preocupação em enriquecer não só visualmente, pelos trajes, mas também pela coreografia, pela forma como entram neste recinto e pela alegria que transmitem”.

Nesta apresentação, que contou com a presença dos representantes das marchas e filarmónicas participantes, o vice-presidente da autarquia, José Francisco Rolo, destacou a “grande mobilização de vontades e o grande trabalho que aqui está” cujo objetivo “é fazer uma grande festa de afirmação da cultura de raiz popular de Oliveira do Hospital” e firmou dois desejos, “que este parque esteja cheio de pessoas e famílias e que se divirtam num momento com brilho, alegria e música” e que “todas as marchas e filarmónicas brilhem pelo valor da festa e pela satisfação de estarem a participar num evento de afirmação” das suas instituições e do concelho.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE