Política

 Marcelo Rebelo de Sousa garante que democracia “não corre risco”

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 09-03-2021

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, garantiu hoje que a democracia “não corre risco”, considerando que garantia disso é que “quem está no poder jura fidelidade” aos princípios democráticos e que tal “vale para toda a vida”.

PUBLICIDADE

“As democracias aceitam os erros e, portanto, aceitam o que está certo e o que está errado, mas precisamente com a intenção de corrigir o que está errado e levar mais longe o que está certo. Por isso é que costumo dizer que mesmo a democracia mais imperfeita é melhor do que uma ditadura considerada perfeita”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, que hoje de manhã tomou posse para um segundo mandato como chefe de Estado.

Em declarações aos jornalistas, à saída da Câmara Municipal do Porto, o Presidente da República garantiu que “há 48 anos que não há risco de não haver democracia”, elencando uma “razão muito simples” para tal.

PUBLICIDADE

“Porque os portugueses são democratas e porque, felizmente, tivemos sempre em lugares de responsabilidade na Presidência da República, na chefia do Governo, no parlamento, no poder local e regional democratas a garantirem e jurarem a defesa, o cumprimento e mais do que isso, a salvaguarda do cumprimento pelos outros de uma Constituição democrática”, esclareceu.

Marcelo Rebelo de Sousa referiu que a garantia disso é que “quem está no poder jura fidelidade à democracia” e que esse juramento “vale para a vida toda”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Enquanto se é presidente, primeiro-ministro, governante regional ou local. Até ao final da vida luta-se pela democracia e, felizmente, é o que pensam os portugueses numa esmagadora maioria”, referiu.

O chefe de Estado salientou ainda a forma como se enfrentou e enfrenta a pandemia através do “debate livre e aberto” no Parlamento, eleições presidenciais ou regionais.

“Fazer isso em plena pandemia, não ter medo de fazer eleições em plena pandemia, não ter medo de aceitar alternância em pandemia. Isto não há senão em democracia”, reforçou.

Marcelo Rebelo de Sousa, que hoje tomou posse para um novo mandato, esteve reunido com o presidente da Câmara do Porto e presidiu uma cerimónia ecuménica com representantes de várias confissões religiosas presentes em Portugal.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE