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Manutenção do sistema de travagem do carro

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 18-08-2021

O sistema de travagem automóvel é fulcral para a segurança de condução. Uma travagem eficaz e infalível em todo o tipo de situações rodoviárias depende de um estado de conservação impecável deste sistema. Nesse sentido, a sua manutenção regular e a substituição atempada de componentes de desgaste são de suma importância. 

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Sistemas de travagem atuais têm uma vida útil de 40.000 a 120.000 quilómetros. O desgaste depende do veículo, do estilo de condução, do relevo e das condições ambientais. Se ao pisar o pedal do travão este oferecer menos resistência do que o habitual, se houver um atraso ou uma redução de eficácia de travagem, bem como falhas de travagem o funcionamento do sistema está comprometido.

O sistema de travagem integra vários componentes, entre outros, o pedal do travão, os tubos de óleo e o óleo de travões, a bomba de travão e o depósito de expansão, o servofreio, vários sensores, os discos, as pinças e as pastilhas de travão. Entre os componentes típicos de desgaste deste sistema destacam-se as pastilhas de travão e o óleo de travões. Uma rotina regular de verificação permite avaliar continuamente o seu estado.

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O desgaste das pastilhas de travões pode ser inspecionado visualmente. Regra geral, no caso de travões de disco a substituição dos componentes deve ocorrer quando a superfície de fricção restante é de 2 ou 3 milímetros ou consoante o estipulado na documentação técnica. A medição pode ser feita com um paquímetro. Um desgaste destes componentes além do recomendado pode também ser determinado através de uma luz avisadora no painel de instrumentos em determinados modelos automóveis. Além disso, chiados advindos dos travões, perda da eficiência de travagem, oscilações do volante a baixas velocidades ou a presença de limalhas no mecanismo indicam um desgaste das pastilhas além do recomendado.

A quantidade de óleo de travões presente no sistema de travagem também deve ser verificada regularmente. As marcações no depósito de expansão indicam a quantidade de óleo no sistema. 

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Outro aspeto importante é a qualidade do óleo de travões. O líquido perde as suas propriedades ideais ao longo do tempo e isto pode comprometer a função impecável do sistema de travagem. Por norma, o óleo de travões deve ser substituído de dois em dois anos ou consoante o estipulado na documentação técnica. A verificação do estado do líquido pode ser feita em oficinas com um aparelho indicado. Se a quantidade de água absorvida pelo fluido de travões superar 3,5%, este deve ser substituído.

A substituição de pastilhas de travão e do óleo de travões

Trabalhos de manutenção por conta própria no sistema de travagem requerem experiência e devem ser levados a cabo num local de trabalho adequado e com as ferramentas ideais para os procedimentos em questão. Alguns procedimentos podem requerer o auxílio de um ajudante. Além disso, apenas o uso de informações específicas e fidedignas (manual do utilizador, manuais de reparação, vídeo-tutoriais etc.), bem como o respeito pelas boas práticas garantem um trabalho satisfatório, seguro e amigo do meio-ambiente. Portanto, apenas se recomenda a concretização destes procedimentos a quem disponha de competência.

Substituir as pastilhas de travão é um procedimento relativamente simples. O procedimento geral e resumido consiste em:

  • Adquirir as informações relevantes.
  • Preparar o espaço e as ferramentas necessárias.
  • Abrir o capô e destapar o depósito do líquido dos travões.
  • Elevar o carro.
  • Desmontar as rodas.
  • Desapertar os parafusos das pinças de travão.
  • Afastar as pastilhas de travão do disco.
  • Desmontar as pinças de travão.
  • Substituir as peças aos pares.
  • Pressionar o pistão da pinça de travão.
  • Voltar a montar os componentes na ordem inversa.

A substituição do fluido de travões pode ser um procedimento mais ou menos complexo dependendo da presença de sistemas auxiliares de travagem. Os passos gerais do procedimento de forma resumida são:

  • Adquirir as informações relevantes.
  • Preparar o espaço e as ferramentas necessárias.
  • Verificar o nível do óleo de travões no depósito.
  • Encher até até ao nível indicado caso seja necessário.
  • Elevar o carro.
  • Desmontar a primeira roda.
  • Montar o sistema de purga.
  • Abrir o parafuso de purga.
  • Drenar e adicionar novo óleo consoante necessário.
  • Repetir o procedimento em todas as unidades do sistema de travagem.
  • Montar as rodas.
  • Testar o funcionamento do sistema.
  • Eliminar o óleo de acordo com as boas práticas.

Fontes:

Informação de pastilha de freio – autopecasonline24.pt

Informação do fluido de freio – eurotransporte.pt

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