Coimbra

Manuel Porto profere conferência sobre “O papel das autarquias locais na coesão territorial”

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 22-10-2019

A Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), realiza no próximo dia 25 de outubro, pelas 19:00, no Conímbriga Hotel do Paço , uma conferência centrada no tema “O papel das autarquias locais na coesão territorial”, cujo orador convidado será o professor Manuel Lopes Porto.

PUBLICIDADE

 

Inserida no âmbito de mais uma iniciativa “ANAM em diálogo”, o evento vai reunir em Condeixa-a-Nova os vários presidentes das Assembleias Municipais do distrito de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Salientando o papel das autarquias no desenvolvimento e na conexão do território em que atuam, o professor Manuel Porto mostra uma enorme preocupação quanto ao «abandono do interior» questão que será amplamente debatida, com a apresentação de vários dados, nesta conferência da ANAM.

Na opinião do palestrante, a questão da desertificação tem que ser tratada de frente e com realidade, tendo em conta que «não basta o papel das autarquias, o Estado português tem aqui um papel fundamental, tendo que se comprometer com este problema e a assumir as suas responsabilidades. As autarquias, por melhor que façam e com toda a sua boa vontade, não conseguem, sozinhas, impedir a desertificação.

PUBLICIDADE

Licenciado e doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) e M. Phil em Economia pela Universidade de Oxford, Manuel Lopes Porto é professor catedrático da FDUC, exercendo também funções na Universidade Lusíada onde é director do Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Ambientais (CEJEA).

Para além disso é ainda professor da Universidade e do Institute of European Studies de Macau, presidente da AREP (Associação de Estudos Europeus, ECSA, portuguesa) e director da Associação de Estudos Europeus da FDUC e da respectiva revista. É ainda membro do Conselho Universitário da Acção Jean Monnet, membro da Direção dos Antigos Membros do Parlamento Europeu, vice-secretário Geral da Academia das Ciências de Lisboa ecConsultor de SRSAdvogados (Sociedade Rebelo de Sousa).

Foi Presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro, Presidente da Assembleia Municipal de Coimbra, Presidente do Conselho Nacional do Plano, Deputado ao Parlamento Europeu, Presidente do Conselho Nacional de Educação, Presidente da Assembleia Geral da Caixa Geral dos Depósitos, Presidente Mundial das European Community Studies Associations (ECSA´S), Consultor do Banco Mundial e membro do International Advisory Committee da Universidade de Macau.

É autor de uma vasta bibliografia, designadamente de várias edições de lições de Economia e de Teoria da Integração e Políticas Comunitárias (com edições em inglês e em chinês).

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE