Cidade

Manuel Porto e Manuela Leitão Marques entre “os sábios” que vão dar dinheiro da Europa

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 06-09-2013

O comité de sábios que vai ajudar a avaliar os projetos candidatos ao próximo ciclo de fundos comunitários reúne-se hoje, pela primeira vez, na Curia, segundo o gabinete do ministro-adjunto, Miguel Poiares Maduro, que tutela a pasta.

PUBLICIDADE

O ministro e o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, vão também participar neste primeiro encontro.

A criação do comité, que inclui 15 personalidades, foi anunciada por Poiares Maduro em meados de agosto.

PUBLICIDADE

O ministro esclareceu, na altura, que o comité iria ajudar a elaborar mecanismos de avaliação das propostas que concorram a fundos europeus e nos critérios de seleção, além de desempenhar uma “função geral de aconselhamento” na programação dos fundos.

O comité de sábios é composto por António Barreto (Fundação Manuel dos Santos), Arlindo Cunha (Universidade Católica do Porto), Augusto Mateus (Augusto Mateus e Associados), Daniel Bessa (Cotec Portugal), Diogo Lucena (Fundação Calouste Gulbenkian), Gomes de Pinho (Fundação Arpad Szenes e de Vieira da Silva), Isabel Mota (Fundação Calouste Gulbenkian) e João Ferrão (Instituto de Ciências Sociais).

PUBLICIDADE

publicidade

Integram ainda o comité Jorge Vasconcelos (New Energy Solutions), José Tavares (Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa), Manuel Porto (Faculdade de Direito de Coimbra), Maria Manuel Leitão Marques (Faculdade de Economia de Coimbra), Pedro Pita Barros (Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa), Silva Peneda (Conselho Económico e Social) e Sofia Galvão (Vieira de Almeida e Associados).

Na quinta-feira, Miguel Poiares Maduro disse acreditar que há “consenso” com o PS acerca da orientação do próximo quadro comunitário, que vai abranger os anos entre 2014 e 2020.

Em declarações aos jornalistas à saída de uma reunião com a Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS), Poiares Maduro afirmou que tem havido contacto com elementos socialistas: “Penso que há um consenso e um acordo quanto aos critérios fundamentais que devem orientar o próximo quadro de programação de fundos europeus”.

“Estamos neste momento numa fase de ouvir, como hoje [quinta-feira], alguns setores que demonstraram nos últimos anos uma capacidade particular de se renovarem, de serem competitivos em mercados internacionais. Porque ouvir estes setores é particularmente importante quer para perceber que condições, que incentivos levaram a essa capacidade de internacionalização a ter sucesso para podermos replicar noutros setores”, afirmou Poiares Maduro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE