Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Manuel Machado visivelmente feliz com reabertura do Túnel do Choupal (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 25-10-2019
 

 

PUBLICIDADE

Manuel Machado inaugurou hoje, véspera do segundo aniversário do atual mandato autárquico, o Túnel do Choupal e abriu ao trânsito a nova via paralela à linha de caminho-de-ferro que liga a Avenida Fernão de Magalhães, junto aos parques de estacionamento, à Rua Padre Estevão Cabral. 

A empreitada conhecida como Interface Intermodal Coimbra Norte, consiste numa requalificação urbana que, segundo a autarquia, irá melhorar substancialmente a mobilidade pedonal e dos transportes públicos. 

PUBLICIDADE

publicidade

Esta obra, que representa um investimento global de 517.273,70 euros (c/ IVA), liga a Av.ª Fernão de Magalhães, junto aos parques de estacionamento, à Rua Padre Estevão Cabral, através da abertura de um arruamento com uma extensão de 200 metros, paralelo à linha de caminho-de-ferro, que permite a circulação direta entre estas vias.

Para viabilizar o traçado foi necessário requalificar e prolongar o túnel existente sob a linha de caminho-de-ferro,  ao lado do McDonalds, agora denominado Túnel do Choupal.

PUBLICIDADE

A segurança da circulação pedonal em toda a extensão do túnel foi outra das preocupações tidas em conta, pelo que foi construído um passeio com 1,20 metros de largura em toda a sua extensão, permitindo assim o atravessamento do túnel em segurança, deixando apenas uma faixa de rodagem para a circulação de viaturas, pelo que o trânsito passa a ser regulado por semáforos.

O projeto contemplou, ainda, trabalhos de drenagem das águas pluviais do novo arruamento e também do túnel, onde são comuns os problemas de drenagem pluvial devido à sua localização; bem como o ordenamento urbanístico junto ao terminal de autocarros, onde foi alinhada a fachada da “rodoviária” com os edifícios envolventes.

Veja o vídeo do Direto NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com