Coimbra

Manuel Machado recusa mais adiamentos do Sistema de Mobilidade do Mondego

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 14-05-2019

O presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, defendeu hoje a concretização do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) e recusou mais adiamentos após terem sido realizados 97 estudos e projetos desde 1996.

PUBLICIDADE

“Chegou o momento de ou sim ou sopas”, afirmou o autarca do PS, durante um debate sobre o assunto promovido pela direção regional do Centro da Ordem dos Engenheiros.

PUBLICIDADE

publicidade

Na sua opinião, “não há mais tempo a perder” e o SMM, com a opção pelo sistema “metro bus” assumida entre o Governo e os municípios envolvidos no projeto, “tem de transportar pessoas com a máxima urgência possível”.

“É altura de fazer ou morrer”, defendeu, depois de “pelo menos 118 milhões de euros terem sido aplicados nesta operação”.

PUBLICIDADE

Ao longo de 25 anos, desde que o último Governo de Cavaco Silva publicou, em 1994, o primeiro diploma para a substituição do comboio pelo metro no Ramal da Lousã e extensão do sistema à cidade de Coimbra, “já se estudou demais”.

“Noventa e sete estudos, convenhamos que é obra”, lamentou Manuel Machado, que é também presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Para Manuel Machado, “só falta adjudicar” o empreendimento, o que tem de ser feito “a bem ou a menos bem”.

Importa que o projeto “não seja um mito urbano” e que, como previsto, passe a servir as populações dos concelhos de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã a partir de 2021, onze anos depois do encerramento do ramal ferroviário da Lousã.

A sociedade de capitais públicos Metro Mondego foi criada, em 1996, com o objetivo de fazer avançar o processo de implantação do metro ligeiro de superfície no Ramal da Lousã e num novo troço urbano a construir em Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE