Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Manuel Machado recorda que António Arnaut “desempenhou um papel notável na vida democrática

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 21-05-2018

A Câmara de Coimbra decretou luto municipal, por três dias, e suspendeu a reunião quinzenal do executivo municipal, em homenagem a António Arnaut, que hoje faleceu, aos 82 anos, naquela cidade.

PUBLICIDADE

A decisão de decretar luto municipal foi anunciada pelo presidente da Câmara, o socialista Manuel Machado, no início da reunião camarária de hoje, que, no mesmo sentido, sugeriu a suspensão da sessão (que será retomada na tarde de quinta-feira), proposta que foi aceite por todos os vereadores.

PUBLICIDADE

publicidade

Manuel Machado, que também é presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), disse ainda que, para além da bandeira do município, também a bandeira da Associação hasteada nos Paços do Concelho de Coimbra, foi colocada a meia haste em sinal de luto.

“Hoje é um dia muito triste para Coimbra, para o país e para a pátria”, afirmou Manuel Machado, sustentando que António Arnaut “desempenhou um papel notável na vida democrática – contra a ditadura e na recriação da democracia” e que foi “um dos principais construtores do Estado social”.

PUBLICIDADE

Na declaração que fez aos jornalistas, após a sessão, o presidente da Câmara de Coimbra lembrou, emocionado, que Arnaut foi o construtor do Serviço Nacional de Saúde (SNS), projeto que constitui “uma experiência única no mundo”.

António Arnaut foi coautor de “muitas coisas importantes que aconteceram nas nossas vidas”, sustentou, durante a reunião do executivo municipal, Manuel Machado, sublinhando designadamente o respeito que Arnaut “sempre teve pelos outros”, incluindo por quem tinha “ideias diferentes” das suas.

O corpo de António Arnaut fica em câmara ardente a partir das 18.30 de hoje na antiga igreja do Convento São Francisco, em Coimbra, de onde seguirá na terça-feira, às 16:30, para o crematório da Figueira da Foz.

António Arnaut, advogado, nasceu na Cumeeira, Penela, distrito de Coimbra, em 28 de janeiro de 1936, e estava internado nos hospitais da Universidade de Coimbra.

Presidente honorário do PS desde 2016, António Arnaut foi ministro dos Assuntos Sociais no II Governo Constitucional, Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano e foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Liberdade e com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

Veja as declarações de Manuel Machado no vídeo do Directo NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com