Cidade

Manuel Machado recebeu novo comandante da Brigada de Intervenção

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 06-10-2016

 

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, recebeu, esta terça-feira, no seu gabinete, o novo comandante da Brigada de Intervenção (BrigInt), o brigadeiro-general Francisco Xavier Ferreira de Sousa.

CÂMARA COIMBRA 1

PUBLICIDADE

Manuel Machado manifestou o seu orgulho pelo trabalho realizado pela BrigInt e desejou as maiores felicidades ao novo comandante. “Felicidades, profissionais e pessoais. Sinta-se em casa”, sublinhou o presidente da CMC, no final do encontro.

“Temos muito orgulho na Brigada de Intervenção, que faz parte da nossa cidade”, começou por dizer Manuel Machado, durante a reunião com o novo comandante.

PUBLICIDADE

publicidade

Ferreira de Sousa garantiu, por sua vez, ser uma prioridade a ligação estreita com os órgãos autárquicos, mostrando disponibilidade para continuar a cooperar com a CMC a todos os níveis, no âmbito da proteção civil, na ligação à comunidade. “Temos vontade de colaborar, nos planos, nas reuniões, na ajuda à população, no caso das inundações, de incêndios. Estamos aptos a ajudar e com vontade de o fazer”, afirmou Ferreira de Sousa, a quem o presidente da CMC agradeceu, de imediato, a disponibilidade.

Manuel Machado e Ferreira de Sousa conversaram ainda sobre as comemorações do Dia do Exército, cuja receção usualmente decorre no Salão Nobre da CMC e que, segundo o presidente, “é para manter”.  

Recorde-se que a BrigInt foi criada em 2016 e é uma grande unidade da Força Operacional Permanente do Exército, cujo comando se encontra instalado em Coimbra.

A BrigInt herdou o património histórico-militar da Brigada Ligeira de Intervenção, fundada em 1992, da qual Francisco Xavier Ferreira de Sousa já foi Chefe de Estado-maior (da Brigada Ligeira de Intervenção), entre 2004 e 2006. Aliás, boa parte da conversa entre o militar e o autarca versou sobre a forma como cada um viveu o grande incêndio que assolou Coimbra no Verão de 2005.

O novo comandante nasceu em Tomar, em 1962, ingressou na Academia Militar em 1979 e, cinco anos depois, terminou o curso de Ciência Militares – Cavalaria, desempenhando, ao longo da sua vida, várias funções de comando de diversas Unidades do Exército.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE