Manuel Machado promete “Rede de Lojas com História” na Baixa de Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 20-09-2017

O candidato do PS e presidente da Câmara de Coimbra garantiu hoje a reabilitação física e humana na Baixa, com mais ecologia, urbanidade e acessibilidade, a proteção das lojas históricas e a refuncionalização do mercado municipal.

PUBLICIDADE

românica

Numa ação de campanha pela Baixa, Manuel Machado recordou que o “coração da cidade foi vítima de uma operação desastrosa que, a partir de 2005, trouxe danos muito complicados”, mas assegurou já ter encontrado solução, “após o esventramento” de toda aquela zona.

PUBLICIDADE

publicidade

“Estamos aqui porque temos soluções. Adotámos a solução do sistema de mobilidade de Metro Bus, uma solução viável para ligar Ceira a Coimbra B e a Loja do Cidadão aos Hospitais. Está adjudicada a Via Central e, ao mesmo tempo, para os terrenos sobrantes estabelecemos um acordo com FundBox, um fundo imobiliário fechado em que a Câmara é associada, que está a trabalhar na recomposição do tecido urbano. Iremos atrair famílias para viver aqui”, assegurou.

O presidente da autarquia falou da ligação da cidade ao rio, do desassoreamento do Mondego e da reconstrução dos muros da zona ribeirinha para enaltecer o propósito de ligar em definitivo a Avenida Fernão de Magalhães à avenida Aeminium.

PUBLICIDADE

“Iremos promover um estudo para a reformulação do troço sul da Avenida Fernão Magalhães, com uma intervenção no eixo central, introduzindo árvores e tornando-a mais urbana e mais ecológica”.

Manuel Machado quer introduzir uma rede de aluguer de bicicletas elétricas e atrair empresas de ‘carsharing’ elétrico, de forma a tornar Coimbra uma cidade de mobilidade inteligente e inclusiva.

Para reduzir as emissões de CO2 na Baixa, o socialista promoverá a progressiva exclusividade de acesso a autocarros elétricos e também medidas de discriminação positiva para edifícios mais eficientes a nível energético, com a introdução de um código de boas práticas ambientais nos serviços da Câmara.

IMG_0390

O socialista garantiu que criará a “Rede de Lojas com História” e que irá inventariar e reconhecer os estabelecimentos e as entidades de interesse histórico, cultural ou social da cidade.

Manuel Machado não terá a tarefa facilitada. As “lojas históricas” da Baixa de Coimbra fecharam quase todas ao longo das últimas décadas. Modas Veiga, Infinito. El Dorado, Saúl Morgado, Runkel & Andrade, Românica, A Chuteira ou Galerias Coimbra foram alguns dos estabelecimentos de referência que encerraram.

Sobre o mercado, Machado falou num investimento de 750 mil euros, que permitirá a refuncionalização do espaço, garantindo-se ainda, em paralelo com a habitual atividade económica, uma outra atratividade, que funcionará 24 horas por dia.

Nas eleições autárquicas de 01 de outubro são candidatos o atual presidente, Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Vítor Ramalho (PNR), Jaime Ramos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), José Manuel Silva (Somos Coimbra) e Vítor Marques (PAN).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE