Região

Manuel Machado planta árvores no Dia Mundial das mesmas

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 21-03-2019

A Câmara Municipal  de Coimbra (CMC) assinalou o Dia Mundial da Árvore e da Floresta com um conjunto de ações de sensibilização ambiental, sobretudo dirigidas aos mais jovens, que, conjugadas, acrescentam cerca de centena e meia de novas árvores à cidade.

PUBLICIDADE

Ao todo foram quatros as iniciativas em que participaram o presidente da autarquia, Manuel Machado, e os vereadores Carlos Cidade, Jorge Alves, Regina Bento e Carina Gomes.

O dia começou bem cedo, junto à Casa de Chá no Parque de Santa Cruz, com a plantação de três dezenas de árvores de grande porte. Esta ação teve o envolvimento das crianças da Associação Nacional de Intervenção Precoce que estão associadas ao projeto desenvolvido por esta instituição em cooperação com a CMC.

PUBLICIDADE

publicidade

Nos últimos anos, o Parque de Santa Cruz viu reduzida a sua densidade arbórea devido a fenómenos extremos, como o Ciclone Gong, em janeiro de 2013, a tempestade Stephanie, em fevereiro de 2014, e, mais recente, a tempestade Leslie, em outubro de 2018.

Por isso, a autarquia aproveitou as celebrações de hoje para adotar mecanismos de repovoamento arbóreo, de modo a equilibrar os espaços vazios deste parque, minimizando o crescimento de infestantes e criando uma barreira de proteção contra futuros fenómenos climatológicos.  Assim, foi  efetuada a plantação de  três dezenas de exemplares de grande porte como Acer platanoides, Acer pseudoplatnus, Cupressus lusitânica, Cedrus deodara e Polulus nigra.

PUBLICIDADE

Ainda de manhã, foram plantadas cerca de sete dezenas de árvores na margem esquerda do Parque Verde do Mondego, no âmbito da aprovação da candidatura da CIM RC ao programa Floresta Comum. Uma ação que contou com a colaboração de alunos do agrupamento de escolas Coimbra Oeste.

O programa do Dia Mundial da Árvore e da Floresta prosseguiu da parte da tarde, seguindo para o acesso ao Rio Mondego no Rebolim, onde foram plantadas cerca de meia centena de árvores, que passam a criar um alinhamento ao longo da estrada de acesso ao rio.

Neste local, que tem vindo a ser alvo de uma reabilitação por parte da autarquia, foi também colocado mobiliário urbano junto ao espaço contíguo ao rio, nomeadamente mesas de piquenique com bancos acoplados, bancos de jardim e papeleiras.

Já ao final da tarde, na Quinta da Maia, com a colaboração da Cooperativa de Habitação e junto à sede desta, foram plantados quercus suber e colocadas mesas de piquenique com bancos acoplados, um banco de jardim e uma papeleira, que marca o inicio da requalificação daquele espaço.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE