Cidade

Machado corta e cola entre o Atenas e Celas

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 02-12-2016

A Rua Augusto Rocha, situada entre o Largo da Cruz de Celas e a Rua Lourenço Almeida Azevedo, vai ser alvo de uma intervenção que, segundo a Câmara Municipal de Coimbra, visa melhorar a sua acessibilidade, garantir a segurança dos peões, a renovação do património arbóreo e a disciplina do estacionamento. 

PUBLICIDADE

rua-augusto-rocha

O respetivo anteprojeto integra a agenda da próxima reunião camarária e esta intervenção enquadra-se também no projeto Caminho Pedonal Cruz de Celas – Baixa, que engloba o Largo da Cruz de Celas, a Rua Augusto Rocha e a Rua Lourenço de Almeida Azevedo.

PUBLICIDADE

publicidade

Em fase de anteprojeto, calcula-se que a intervenção nestes três locais tenha um custo de 693.240 euros. Trata-se de uma intervenção tripartida incluída no Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra.

A Rua Augusto Rocha apresenta sentido único e é servida por várias linhas de autocarro, com destaque para as que permitem aceder ao CHUC e IPO. 

PUBLICIDADE

É uma artéria de clara centralidade e que, de acordo com a autarquia, carece de intervenção no sentido de garantir a mobilidade e segurança de quem ali circula.

A CMC salienta que os passeios da Augusto Rocha são relativamente estreitos e as duas faixas de rodagem têm larguras mínimas. As árvores, que se encontram envelhecidas e enfraquecidas pelas continuadas podas a que foram sujeitas, condicionam a acessibilidade pedonal.

As árvores existentes são de dois géneros: tílias (ao longo da Maternidade) e mélias. Dado o seu reduzido vigor e de modo a garantir a circulação pedonal, estas árvores deverão ser removidas. Serão substituídas por árvores de pequeno a médio porte de modo a evitar conflitos entre o desenvolvimento da copa e a invasão de propriedade privada”.

O município afirma que “a escolha das espécies terá em consideração não só o contexto do local como também as implicações logísticas. 

 Todas as árvores a manter serão protegidas adequadamente de modo a não sofrerem golpes, compactação da sua área radicular ou quebra de ramos durante a intervenção prevista, a afiança a CMC.

A dimensão dos passeios e das faixas de rodagem é mantida e as zonas de estacionamento são claramente delimitadas. O estacionamento no troço mais estreito (entre a entrada da maternidade e a Cruz de Celas) passa para o lado oposto de modo a permitir a plantação de novas árvores sem implicações nas infraestruturas aéreas existentes (rede de iluminação e de tração).

A rede de iluminação será renovada, prevendo-se a substituição das luminárias atuais por luminárias LED.

As zonas de estacionamento e de paragem do autocarro serão pavimentadas em cubo de granito, sendo a restante faixa de rodagem mantida com tapete betuminoso. 

As passadeiras existentes irão conter lancis rebaixados e pavimento podo-táctil de acordo com as normas de aplicação definidas conjuntamente entre a Câmara Municipal e a ACAPO. 

A calçada existente será levantada e reassentada de modo a eliminar deformações e a uniformizar pendentes nas zonas onde são removidas árvores.

Manuel Machado garantes que os dois troços de passeio que contêm desenho de pavimento, a calçada será mantida sempre que possível, sendo apenas levantada e reposta pontualmente junto a caldeiras de árvores quando o pavimento se encontre deformado.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE