Câmaras

Manuel Machado gostou da conversa com Miguel Poiares Maduro

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 28-11-2013

 O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) afirmou hoje ter saído “com boas expectativas” da primeira reunião com o ministro da tutela, mas “com preocupação”, por haver assuntos “que precisam de resolução urgente”.

PUBLICIDADE

“Vou com boas expectativas, mas obviamente com preocupação, porque há aqui assuntos que precisam de resolução urgente. E quando o tempo urge, já ontem era tarde”, afirmou hoje Manuel Machado, em declarações à agência Lusa.

Manuel Machado, eleito no sábado presidente da ANMP, esteve hoje reunido em Lisboa com o ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, acompanhado pelos vice-presidentes da Associação.

PUBLICIDADE

publicidade

O também presidente da Câmara Municipal de Coimbra (PS) disse à Lusa que uma “parte importante” da reunião “diz respeito à preparação do próximo quadro comunitário de apoio e à parte final do atual QREN”.

“Em termos de princípio, há um entendimento comum sobre as preocupações e as soluções preconizadas. A ANMP regista com apreço a abertura do Governo, a disponibilidade para acolher, os pontos de vista do parecer da ANMP sobre a parceria Portugal 2020”, disse.

PUBLICIDADE

Na reunião, a ANMP reiterou a sua “oposição frontal ao encerramento de quaisquer serviços públicos, sejam eles tribunais, finanças, centros de saúde, sem um estudo prévio e análise global”, lembrando a “situação insustentável que está a ser criada em grandes áreas do território nacional”.

Segundo Manuel Machado, “é necessário parar para pensar e a agir a seguir consequentemente”.

“A precipitação no encerramento de serviços públicos está a criar graves problemas às comunidades locais”, insistiu.

O presidente da ANMP registou também “com apreço que a aposta [do executivo] é manter o incentivo à regeneração urbana”, algo que considerou “importante para o trabalho autárquico e também para o trabalho do Governo”.

As “finanças municipais” e “a necessidade da correção de erros de algumas leis recentes” foram também assuntos abordados na reunião de hoje.

Além disso, foram discutidas ainda “questões que dizem respeito diretamente à autonomia do poder local”.

De acordo com Manuel Machado, “houve abertura do Governo para rever, na medida do possível, essas questões, que tem que ver com a gestão dos recursos humanos das autarquias”.

“Ficámos animados, com boa expectativa, mas naturalmente que, para nós, estas questões só quando estão resolvidas é que nos trazem satisfação”, afirmou.

O presidente da ANMP adiantou ainda que “vai ser calendarizado um conjunto de reuniões setoriais especializadas, para tratar os diversos assuntos específicos que abarcam a intervenção”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE