Autárquicas

Manuel Machado diz queirá exigir a reformulação dos mega-agrupamentos escolares

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 18-09-2013

A defesa da escola pública dominou a manhã do candidato do PS à Câmara de Coimbra, informa Manuel Machado através dos seus serviços de assessoria mediática.  A informação refere que visitou escolas, reuniu com a associação de pais – e constatou que a Câmara não está a cumprir o seu papel, nem como interlocutora do Ministério da Educação, nem como gestora do sistema municipal. Problemas nas refeições escolares e falta de creches foram outros assuntos em foco.

PUBLICIDADE

“Connosco na Câmara, procederemos de imediato à revisão da Carta Educativa de Coimbra”, anunciou hoje o candidato do PS à Câmara Municipal, Manuel Machado. Depois de uma manhã em que visitou as escolas Eugénio de Castro e Jaime Cortesão, tendo depois reunido com a Associação de Pais do ensino básico “Melhor Educação”, Manuel Machado foi muito claro quanto à necessidade imperiosa de mudar a forma como os mega-agrupamentos de escolas foram organizados na cidade e no concelho.

“Os mega-agrupamentos de escolas estão mal dimensionados, desadequados às infraestruturas existentes, criam problemas graves de recursos humanos e, sobretudo, não servem os interesses pedagógicos dos seus destinatários: os alunos”, afirmou Manuel Machado em conferência de imprensa hoje ao final da tarde. Numa jornada de campanha votada “à defesa da escola pública e à defesa de uma escola de qualidade”, o candidato do PS constatou que a Câmara presidida por Barbosa de Melo não tem assegurado, como era sua obrigação, a boa organização do ensino no município.

PUBLICIDADE

publicidade

“Verificámos dois tipos de problemas: de conceção do sistema, por parte do Governo de Passos Coelho; e de falta de capacidade de gestão por parte da Câmara liderada pelos partidos do Governo”, enumerou Manuel Machado. “A Câmara tem a obrigação de introduzir racionalidade no sistema, por forma a garantir que sua organização seja melhor para todos e não o pré-desastre que está instalado: escolas transformadas em armazéns de ensino; problemas graves de falta de pessoal, tanto de pessoal docente como de auxiliares; e a prestação pedagógica, a qualidade do ensino, muito prejudicada pela má organização geral”, concluiu.

O candidato do PS chamou também a atenção para um problema particular que se tem verificado com as refeições escolares: rutura de “stocks”, problemas de adjudicação e, inevitavelmente, problemas de qualidade – com vários incidentes a terem sido tornados públicos nos últimos meses. “Tudo isto”, resumiu Manuel Machado, “são problemas de falta de capacidade de gestão. Quem está na Câmara a tratar disto não é competente para o fazer”.

PUBLICIDADE

Manuel Machado abordou ainda ao problema, que apelidou de “grave”, de falta de creches em Coimbra: “É uma questão dramática para as famílias não terem onde deixar os seus filhos em boas condições, sobretudo para jovens casais”, disse. “É incompreensível como Barbosa de Melo deixou as coisas chegarem a este ponto. Mal cheguemos à Câmara iremos iniciar a sua resolução quanto antes”, adiantou Machado, de acordo com a informação que temos vindo a citar.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE