Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Manuel Machado contra “maternidade fundida” nos HUC. Defende implantação nos Covões.

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 23-04-2018

Manuel Machado afirma que o comité que analisa a fusão das maternidades de Coimbra não teve em conta as recomendações da Câmara Municipal de Coimbra.

PUBLICIDADE

O líder da autarquia de Coimbra continua a defender que a “Maternidade fundida” deve ser instalada no Hospital dos Covões.

PUBLICIDADE

publicidade

Não reconheço a “decisão macro” anunciada na última sexta-feira, adianta Manuel Machado na sessão pública do executivo municipal de Coimbra que decorre neste momento.

Manuel Machado salientou que a solução que defende “resultaria numa descompressão do polo dos HUC”, ao contrário da “localização macro”, que considera ser “problemática” e que irá “sobrecarregar a zona envolvente sem antes se resolver o problema de circulação rodoviária e de estacionamento”.

PUBLICIDADE

Francisco Queirós, vereador da CDU, acrescenta que “é um disparate colocar a maternidade da área dos HUC. Prioridade das prioridades é dar condições às actuais.

Não podem ser abandonadas até à inauguração da nova, avisa o comunista, que se “lembra bem do que aconteceu com o pediátrico”, a obra que demorou anos a concretizar.

Paulo Leitão, vereador do PSD, recorda que em 2014 Paulo Macedo e Martins Nunes revelaram que que tinham 14 milhões para construir a nova maternidade.

O eleito social democrata afirma que o anuncio efectuado na semana passada “é uma boa notícia para Coimbra”.

 

Esta declaração do autarca surge depois do Governo ter dito que a nova maternidade de Coimbra, que resulta da fusão das duas maternidades existentes no concelho, representa um investimento de 16 milhões de euros e ficará situada nos congestionados Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), foi hoje anunciado.

“A escolha dos HUC teve em conta a segurança das grávidas. Em situações de emergência é importante a proximidade de um hospital central”, revelou o presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Por esclarecer ficou ainda se a nova maternidade será instalada num edifício construído de raiz ou se será adaptado algum imóvel já existente no campus. Fernando Regateiro justificou a escolha do campus em detrimento da localização Covões (preferida pela Câmara de Coimbra) pelo facto de haver nas vizinhanças diversos equipamentos de saúde.

Recordamos que o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra  tem dito “faz todo o sentido que a nova maternidade seja instalada no perímetro do Hospital dos Covões, onde há espaço disponível e funcionam unidades de todas as especialidades médicas e cirúrgicas complementares aos cuidados neonatais”.

Nessa sessão, Rosa e Fernando deram a entender que tinham argumentos para  fazer com Manuel mudasse de opinião, mas pelo que estamos a ouvir vão ter de se esforçar para convencer o edil de Coimbra.

Notícia em desenvolvimento com vídeo

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com