Manuel Machado compra mais 4 autocarros para os SMTUC

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 06-09-2017

O presidente da CMC, Manuel Machado, apresentou esta manhã, na Praça 8 de Maio, quatro novos miniautocarros de passageiros que adquiriu para reforçar a frota dos SMTUC.

PUBLICIDADE

smtuc 2

Estas quatro viaturas integram um lote de sete que custaram aos cofres camarários 418 000 euros, sendo que três delas já se encontram ao serviço e foram apresentadas no final do passado mês de abril.
O atual executivo da CMC afirma que tem apostado na renovação da frota dos SMTUC, que se traduziu num reforço de 30 veículos durante o presente mandato, o que corresponde a um investimento municipal de 3,3 milhões de euros.

PUBLICIDADE

MACHADO

A lista de aquisições inclui 10 autocarros novos, 10 autocarros usados, 2 miniautocarros híbridos, 1 viatura de transporte de pessoas com mobilidade reduzida e 7 miniautocarros, quatro dos quais foram hoje apresentados. Um esforço que permite apresentar atualmente uma frota dos SMTUC composta por 141 autocarros com uma média de idades de 13 anos.

PUBLICIDADE

publicidade

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra revelou que o Município investe cerca de 9 milhões de euros anuais para assegurar o custo social dos transportes, permitindo, assim, que o valor que os utentes pagam se mantenha inferior ao custo real das viagens.

Destes 9 milhões de euros, cerca de 80% tem origem nas subvenções mensais que a CMC transfere para os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), sendo o restante oriundo da receita dos parques de estacionamento..

O presidente da CMC vincou que apoia a luta dos condutores dos SMTUC pela reestruturação de carreiras. “Subscrevo, reafirmo, a necessidade de se criar uma carreira específica para os que se sentam naquele banco [apontando para o banco do condutor] (…) coisa que já houve, mas infelizmente foi alterado.” Manuel Machado destaca a responsabilidade desta atividade, com os motoristas a conduzirem veículos que, com lotação máxima, se aproximam de 100 pessoas no seu interior.

Manuel Machado garantiu ainda que está a ser feito um trabalho no sentido de “oferecer comodidades, atrativo suplementar, para incentivar a utilização dos transportes públicos.” Aqui se incluem os painéis de informação em tempo real que já estão nas paragens de autocarros. Vão também ser colocados painéis informativos dentro dos autocarros, proposta uma aplicação para telemóveis, e internet gratuita dentro destes veículos.

Além de Manuel Machado, a apresentação dos 4 miniautocarros contou também com a presença da vice-presidente da CMC, Rosa Reis Marques, e dos vereadores Carlos Cidade, Jorge Alves e Carina Gomes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE