Cidade

Manuel Machado ajuda Cozinha Económica

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 23-09-2016

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) irá apreciar e votar, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta para a celebração de um protocolo que tem por objetivo a atribuição de um apoio financeiro de 10.000 euros à Associação das Cozinhas Económicas da Rainha Santa Isabel (ACERSI).

PUBLICIDADE

sopa

O montante destina-se ao desenvolvimento das suas atividades sociais, nomeadamente no apoio à população que se encontra em situação de vulnerabilidade socioeconómica. A ACERSI é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com sede em Coimbra, que serve cerca de 600 refeições por dia e tem a funcionar um Refeitório Social, um Centro de Dia e um Serviço Domiciliário para pessoas idosas.

PUBLICIDADE

A situação socioeconómica do país tem vindo a exigir um esforço maior por parte de todas as entidades que colaboram no combate à pobreza e procuram apoiar quem tem especial carência ou vulnerabilidade socioeconómica. O perfil dessas pessoas tem-se alterado com os anos, existindo hoje famílias que, apesar de terem atividade profissional, não conseguem fazer face às despesas mensais, e pessoas com formação superior que apresentam dificuldades e procuram ajuda.

A ACERSI, também conhecida por Cozinha Económica, é uma das IPSS que dá resposta a esses casos no distrito de Coimbra. Mantém, entre outras, a valência de refeitório destinado a apoiar famílias e indivíduos economicamente carenciados, de Centro de Dia e de Apoio Domiciliário para idosos. Os serviços prestados pela instituição à população são gratuitos ou remunerados de forma proporcional, de acordo com a condição económico-financeira dos seus utentes.

PUBLICIDADE

publicidade

A ACERSI serve diariamente cerca de 600 refeições (almoços e jantares) e tem dado resposta, a nível de alimentação, tratamento de roupa e acompanhamento pela sua equipa técnica, a todos os casos encaminhados pelas várias IPSS de Coimbra, bem como pelo serviço de Emergência Social do Centro Distrital da Segurança Social de Coimbra.

Na sua valência de Centro de Dia, presta apoio a 65 idosos na sua maioria em situação de pobreza e a viverem em condições habitacionais deficitárias, apoiando ainda outros 20 idosos em valência de Apoio Domiciliário.

Com a atribuição deste apoio municipal, que será debatido na próxima reunião de câmara, a ACERSI passa ainda a colaborar com a Equipa Móvel de Apoio aos Sem-Abrigo da CMC, que, no âmbito das rondas semanais (às quartas-feiras), vai passar a facultar sopa às cerca de 50 pessoas que acompanha semanalmente e que, até agora, apenas recebiam um suplemento alimentar constituído por produtos de pastelaria cedidos por duas pastelarias da cidade, quase sempre em quantidade insuficiente para fazer face às solicitações.

A ACERSI disponibilizou-se, assim, a confecionar, às quartas-feiras, cerca de 50 sopas, contribuindo para uma alimentação mais saudável da população sem-abrigo e de todos os munícipes que se encontram em situação de especial vulnerabilidade socioeconómica.

Refira-se, ainda, que a ACERSI integra o Conselho Local de Ação Social da Rede Social de Coimbra e faz parte da Comissão Social de Freguesia da União das Freguesias de Coimbra, na qual participa ativamente.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE