Cidade

Manuel Machado afirma que Aeródromo Bissaya Barreto está encerrado para obras

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 03-06-2019

O município de Coimbra esclareceu hoje que o Aeródromo Municipal Bissaya Barreto está encerrado por motivo de obras, num período que se prevê breve, embora garanta os voos humanitários e de proteção civil, emergência médica e busca e salvamento.

PUBLICIDADE

O executivo liderado por Manuel Machado reagiu assim às críticas feitas esta tarde pelo PSD de Coimbra, que acusou a Câmara de “desinvestimento e desleixo” no aeródromo Municipal Bissaya Barreto, que terá sido encerrado na quinta-feira pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) por falta de certificação.

PUBLICIDADE

publicidade

“No aeródromo estão em curso, nomeadamente, operações de desobstrução e de limpeza das faixas de segurança da pista e de requalificação da vedação”, refere um comunicado enviado à agência Lusa após as 21:00.

Na nota, pode se ler também que “é, por isso, falso que o Aeródromo Municipal tenha sido encerrado por razões de segurança, estando inclusive em curso um processo de licenciamento pela ANAC, que classificou o assunto como prioritário”.

PUBLICIDADE

O município de Coimbra garante que, em 2019, “o Aeródromo Municipal foi uma prioridade para a Câmara de Coimbra, que investe anualmente cerca de 300 mil euros, a que acrescem os investimentos desencadeados nos últimos meses, através de procedimentos de contratação pública”.

Nesses investimentos, refere o comunicado, estão a total “delimitação do perímetro do aeródromo, aguardada desde 2003, ponto fundamental no que respeita à segurança das operações, com a colocação na totalidade da sua extensão de rede de vedação, com farpado de três fios”.

Segundo a nota, outros investimentos foram desencadeados para fazer face à destruição causada pela passagem da tempestade Leslie “e pelo desinvestimento a que foi sujeito durante a primeira década deste século”.

A autarquia de Coimbra esclarece que foi adquirida uma manga de segurança, importada de Inglaterra, “com as caraterísticas específicas exigidas pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), por cerca de oito mil euros, que deverá ser instalada na semana em curso”.

Adianta ainda que será efetuada a reparação e substituição da cobertura do edifício, cujo prazo para entrega de propostas termina hoje, e lançado o procedimento de contratação pública para o projeto para a requalificação da aerogare, receção de passageiros e a requalificação da torre de controlo.

A Câmara de Coimbra informa também que na infraestrutura aeroportuária estão já a ser instalados os meios logísticos operacionais para acolher mais de duas dezenas de militares da GNR (GIPS), que vão operar a partir de Coimbra para toda a região.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE