“Presidente da Câmara salvou Festival das Artes”

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 22-06-2017

Manuel Machado, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, “salvou o Festival das Artes”.  A “notícia” foi dada por Cristina Castel-Branco, Administradora da Fundação Inês de Castro, na sessão de apresentação do evento na Quinta das Lágrimas.

PUBLICIDADE

Recordamos que a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou na sua reunião do dia 20 de junho, a atribuição de um apoio financeiro, no valor de 70 mil euros, à Fundação Inês de Castro, para a organização desta IX edição do Festival das Artes, que decorrerá entre os próximos dias 15 e 23 de julho.

A Fundação Inês de Castro é uma instituição privada da abastada família Júdice.  A Quinta das Lágrimas, fundada pelos Júdice, é controlada pelo poderoso fundo Oxy Capital, liderado por um dos donos do Diário de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

José Miguel Júdice, que ontem esteve em Coimbra, hoje não foi visto na Quinta das Lágrimas, onde Joaquim Goes, o antigo administrador do BES que lidera a área hoteleira do fundo de investimento, fez questão de não dar nas vistas, o mesmo acontecendo com Miguel Júdice, que fez questão de não posar para a foto ao lado do seu sócio.

Clara Almeida Santos, Vice-Reitora da Universidade de Coimbra, saiu antes do final da apresentação do festival.

PUBLICIDADE

festival das artes

A programação da 9.ª edição do Festival das Artes, apresentada hoje na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, regressa a vários espaços daquela cidade entre 15 e 23 de julho, com uma programação subordinada ao tema “Metamorfoses”.

A edição deste ano do Festival das Artes inclui espetáculos do mágico Luís de Matos (pela primeira vez), da cantora Adriana Calcanhotto (mais um) e da pianista Irina Chistiakova.

Ao todo, serão nove as metamorfoses, tantas quantas as edições do Festival das Artes, que volta a estar organizado em sete ciclos: Artes Plásticas, Música, Cinema, Artes do Palco, Conferências, Gastronomia e Serviço Educativo.

O festival arranca no dia 15 de julho, às 11:00, com “As Metamorfoses de uma Viagem com Leituras”, um passeio pela cidade de um “tuk tuk carregado de palavras e notícias” que “vai deixando leituras e novidades do 9º Festival das Artes, para quem habita e passa por essas ruas”, de acordo com a programação.

Para as 16:00 está marcada a inauguração da exposição de azulejaria “Metamorphosis: Cenários em Azul e Branco”, que ficará patente até 03 de setembro, bem como a Cerimónia de abertura do festival, no Museu Nacional de Machado de Castro.

Nesse dia, está marcado o espetáculo “Metamorfoses Germânicas”, da Orquestra Metropolitana de Lisboa, às 19:00 no Convento de São Francisco.

O espetáculo de magia de Luís de Matos, “Luís de Matos 360º”, “único, concebido e desenhado para o Festival das Artes”, está marcado para o dia 17 de julho no Anfiteatro Colina de Camões, na Quinta das Lágrimas.

No espetáculo, que é a oitava metamorfose do festival, “a magia interage com os elementos paisagísticos, naturais e arquitetónicos, sem se impor à circundante, mas a ela recorrendo no potenciar da experiência vivida por cada espetador”.

No mesmo anfiteatro, irá acontecer o espetáculo “Dessa Vez”, a 18 de julho, que junta em palco a cantora Adriana Calcanhotto e o guitarrista Gabriel Muzak.

A cantora brasileira termina agora um semestre letivo de residência em Coimbra, durante o qual Gabriel Muzak “participou nas aulas na Universidade tocando cantigas de trovadores medievais como D. Dinis e Arnaut Daniel, poemas de Adília Lopes musicados pela compositora durante a residência coimbrã e alguns clássicos do cancioneiro brasileiro”. No espetáculo serão apresentadas “algumas dessas músicas: cantigas de trovadores, poemas musicados, canções novas escritas em Portugal e os sucessos incontornáveis da trajetória musical” de Adriana Calcanhotto.

Para 19 de julho, também no Anfiteatro Colina de Camões, está marcado o recital “Metamorfoses ao Piano”, da pianista russa Irina Chistiakova. “No recital desta noite, Irina Chistiakova interpreta alguns dos principais marcos da Sonata, uma das mais importantes formas musicais da história da música”, lê-se na programação.

Entre os destaques da programação está ainda o concerto do Mário Laginha Trio (Mário Laginha – piano, Bernardo Moreira – contrabaixo e Alexandre Frazão – bateria), “Mongrel – Chopin e Jazz”, no dia 21 de julho no Anfiteatro Colina de Camões.

A “metamorfose mais visível” do festival acontece há nove anos em julho, altura em que “o jardim da Quinta das Lágrimas se enche de um público que o transforma em sala de espetáculos”.

A segunda metamorfose acontece quando “do silêncio nasce a música que transforma o espaço no sentir duplo do que os olhos veem e os ouvidos ouvem”.

“A terceira passa-se dentro do Hotel” e “a metamorfose dos espaços de Coimbra em festa é a quarta que, de 15 a 23 de julho, se vai desdobrando em espetáculos”.

A quinta e a sexta são “duas famosas metamorfoses” que Coimbra não esquece “a do pão em rosas [milagre das rosas da Rainha Santa Isabel] e a das lágrimas choradas pelas ninfas do Mondego que Camões transformou em água que rega as flores”.

A sétima metamorfose “começou em setembro de 1995 e renovou-se há pouco”, em referência à transformação da Quinta das Lágrimas em hotel. “Não fora isso, não haveria Festival das Artes”.

A oitava metamorfose refere-se ao espetáculo de magia e a nona é “a renovação [do Festival das Artes] que se começou este ano e se espera que continue para sempre”.

Segundo o executivo liderado por Manuel Machado, O Festival das Artes “tem vindo a aumentar, de ano para ano, o número de espetadores e visitantes, graças aos excelentes programas que tem apresentado, com executantes/participantes de alto gabarito que tem levado longe o nome de Coimbra”.

O Conselho de Administração da Fundação Inês de Castro é composto por Cristina Castel-Branco, José Miguel de Alarcão Júdice, Maria da Assunção Alarcão Júdice, José Carlos Seabra Pereira e Manuel Carlos Lopes Porto. Cristina Castel-Branco,  José Miguel de Alarcão Júdice e Maria da Assunção de Alarcão Júdice integram o Conselho Executivo.

A programação completa do festival pode ser consultada em www.festivaldasartes.com.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE