Coimbra

Manuel Antunes homenageado pelos Amigos do Centro de Cirurgia Cardiotorácica

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 17-06-2018

O diretor do Centro de Cirurgia Cardiotorácica (CCT) do Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra (CHUC), Prof. Doutor Manuel Antunes, foi homenageado no último sábado, num jantar de gala no Convento de S. Francisco em Coimbra.

PUBLICIDADE

Uma iniciativa do Círculo de Amigos do CCT, por ocasião dos 30 anos do serviço, e que juntou personalidades, doentes e amigos, numa vontade conjunta de agradecer o trabalho desenvolvido pelo cirurgião a favor dos doentes e da Medicina.

PUBLICIDADE

publicidade

A Igreja do Convento de S. Francisco, em Coimbra, acolheu este sábado cerca de 350 pessoas, entre representantes institucionais, ex-responsáveis governamentais e políticos, amigos e doentes, para uma homenagem a Manuel Antunes.

A iniciativa foi do Círculo de Amigos do Centro de Cirurgia Cardiotorácica (CCT) do Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra (CHUC), que quis assim homenagear o líder da equipa do CCT, serviço que comemora por esta altura 30 anos de existência, e o contributo dado à Medicina e a todos quantos foram operados ou de alguma forma beneficiados por esta personalidade única.

PUBLICIDADE

Uma personalidade marcada pela “eficiência, disciplina, respeito e trabalho”, como realçado pelo Presidente do Círculo de Amigos, Frederico Teixeira, e cuja liderança permitiu que o CCT se tornasse uma Unidade de Referência, reconhecida nacional e internacionalmente, afirmando-se sobretudo nas áreas da reparação da válvula mitral e da transplantação cardíaca, após 45.000 Cirurgias Cardíacas e Pulmonares e 358 Transplantes Cardíacos.

Na sua intervenção, agradecendo a presença de todos e o apoio da família, Manuel Antunes recordou as “três décadas de dedicação exclusiva a este serviço e hospital”, a média de 70 horas de trabalho por semana, contabilizando já mais de 100 mil horas. “Os resultados
obtidos conduziram ao reconhecimento deste serviço”, afirmou, explicando que, apesar de ter convites para assumir outros cargos, “sempre pensei que era junto dos meus doentes que as minhas capacidades melhor seriam aplicadas”.

Frisou ainda que, para além da atividade assistencial, não se descurou a atividade científica e de ensino, lembrando os alunos de Medicina e Enfermagem, entre outras áreas, que ao longo dos anos passaram pelo Serviço, os 350 trabalhos científicos publicados, as mais de 10 mil citações em artigos científicos, o milhar de apresentações em congressos internacionais.

Num momento em que se aproximam o seu 70.º aniversário e a jubilação, e consequente saída do cargo que ocupa no CCT, o cirurgião referiu que o legado que deixa – um serviço, uma equipa e um edifício construído de raiz – é um contributo para a Universidade e o Hospital de Coimbra, e um desafio para o futuro.

Reconhecendo que não conseguiu fazer tudo o que queria “porque não me deixaram”, chamou a atenção para o facto do Serviço Nacional de Saúde estar a atravessar um período de crise, sendo necessário “educar a sociedade” e “reinventar o SNS”. Apesar das medidas restritivas na área da Saúde, apelou à concertação de esforços dos Ministérios do Ensino Superior e da Saúde, frisando que “é da crise que nascem as oportunidades”. “É na crise que aflora o melhor de cada um”, afirmou.

A cerimónia contou com a presença de muitos doentes do cirurgião, amigos, colegas e de diversas personalidades de diversos setores, nomeadamente o ex-Presidente da República,Aníbal Cavaco Silva, as ex-governantes Maria de Belém Roseira e Leonor Beleza, Manuel Alegre e Marques Mendes, o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, a Presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques, o Bastonário da Ordem dos Médicos,  Miguel Guimarães, o Reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva, o Diretor da Faculdade de Medicina da UC, Duarte Nuno Vieira, e de inúmeros colegas e diretores hospitalares e de serviços de Cirurgia Cardiotorácica de todo o País. Estiveram também presentes sete cirurgiões europeus de grande reputação da área de Cirurgia Cardiotorácica, que participaram naquele dia num simpósio internacional que assinalou os 30 anos do CCT.

Intervieram na cerimónia o Presidente do Círculo de Amigos, Frederico Teixeira, o representante do Centro de Cirurgia Cardiotorácica,  Pedro Antunes, o representante dos doentes Gomes Canotilho, o Presidente do Conselho de Administração do CHUC,  Fernando Regateiro, o Reitor da Universidade de Coimbra João Gabriel Silva, e o homenageado Manuel Antunes.

Veja as interventores no video do Directo NDC:

 

A cerimónia incluiu ainda um momento musical, com a atuação do Quinteto da Orquestra Clássica do Centro e um vídeo intitulado “Do Coração”, com testemunhos de muitas pessoas sobre o homenageado.

O Círculo de Amigos presenteou ainda a figura central da noite com um presente simbólico – uma guitarra de Coimbra com frente em filigrana portuguesa, onde se destacam dois corações.

Veja + imagens. Clique Aqui

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE