Coimbra

Manteigas aceita candidaturas para apoio à produção de feijoca

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 25-01-2021

O município de Manteigas, no distrito da Guarda, tem a decorrer, até ao dia 31 de março, o período de candidaturas para atribuição de apoios à produção de feijoca, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

edf

Segundo um edital do presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho, o incentivo financeiro para a comparticipação dos custos relativos à produção de feijoca é de 0,80 cêntimos de euro por metro quadrado, para áreas compreendidas entre 50 e 500 metros quadrados, e de 0,40 cêntimos para áreas de produção que possuam entre 501 e 1.500 metros quadrados.

A feijoca é uma leguminosa típica daquele concelho da região da Serra da Estrela.

PUBLICIDADE

publicidade

Com o Regulamento Municipal de Incentivo à Produção da Feijoca, a autarquia de Manteigas pretende “combater o abandono das terras, preservar o solo e o meio ambiente, privilegiar a utilização dos recursos locais, dignificando a agricultura, os seus agentes e o meio económico em que estes se inserem”.

“É também objetivo do município incentivar e apoiar o aparecimento de novos produtores locais de feijoca, um produto que apresenta reconhecida qualidade e potencialidades ímpares no domínio da gastronomia”, lê-se no documento.

PUBLICIDADE

As feijocas produzidas no concelho de Manteigas costumam ser servidas nos restaurantes locais com carnes de porco e enchido regional, mas também são utilizadas na confeção de sobremesas e na produção de pastéis.

De acordo com o documento, os produtores devem dirigir-se aos serviços autárquicos do município de Manteigas para se candidatarem ao apoio financeiro que está previsto no Regulamento Municipal de Incentivo à Produção da Feijoca.

Devido à pandemia causada pela covid-19, o autarca Esmeraldo Carvalhinho aponta no edital que no cumprimento das normas de segurança em vigor, nas deslocações à Câmara Municipal, “será sempre necessário a respetiva marcação prévia”.

O documento assinado pelo presidente do município esclarece ainda que a decisão sobre a atribuição do incentivo financeiro por parte do município de Manteigas “ocorre até ao dia 15 de abril de cada ano”.

Manteigas possui uma associação de confrades que adotou a feijoca “como talismã das especialidades regionais com singulares sabores de montanha, cuja produção local urge incentivar para as preservar”, segundo os promotores.

A Confraria da Feijoca de Manteigas, criada em 2007, “promove convívios gastronómicos e outros eventos que têm como principal objetivo levar os seus membros e convidados a redescobrir os saberes, sabores e aromas da cozinha de montanha e com isso induzir os restauradores de Manteigas a melhorar a sua oferta gastronómica ao privilegiarem a utilização de produtos locais de qualidade”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE