Réveillon de Coimbra com HMB, Karetus e Peste & Sida

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 27-11-2017

O programa ‘Luzes sobre a Baixa de Coimbra’, promovido pelo município, para comemorar o natal e passagem de ano, integra mais de uma centena de eventos e iluminações de rua, entre outras iniciativas, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

cmc

‘Luzes sobre a Baixa de Coimbra/Natal e Fim de Ano 2017’, que decorre entre 01 de dezembro e 06 de janeiro de 2018, inclui “inúmeras propostas para todos os públicos, entre as quais 115 espetáculos e as “já tradicionais” iluminações de rua, que este ano se estendem à margem esquerda do Mondego, no eixo que liga a Ponte Santa Clara e o Convento São Francisco.

PUBLICIDADE

A iniciativa, que vai para a quinta edição, pretende “não só dar a conhecer a diversidade cultural da cidade, mas também reforçar a sua atratividade” nesta época, sem esquecer “a promoção e valorização do comércio da Baixa de Coimbra”, disse hoje o presidente da Câmara, Manuel Machado, durante a sessão de apresentação do programa.

À semelhança do que sucedeu em 2016, a noite de fim de ano será distribuída por quatro palcos instalados noutros tantos espaços da cidade, nos quais atuarão os HMB e os dj Sousa e Vacaciones (Largo da Portagem), os Peste & Sida e Karetus (Praça do Comércio), com Revival Music (Praça 8 de Maio) e os Hidrogénio (Terreiro da Erva).

PUBLICIDADE

publicidade

Durante oito minutos, um espetáculo piromusical no rio Mondego assinalará o início do novo ano, foi sublinhado durante a apresentação do programa, que envolve a participação da generalidade dos agentes culturais do concelho, e na qual, além do presidente da autarquia, também estiveram presentes os vereadores Carlos Cidade, Carina Gomes e Jorge Alves.

fim de ano

A noite de passagem de 2017 para 2018, a avaliar por aquilo que tem sucedido nos anos anteriores, deverá concentrar na Baixa de Coimbra “mais de cem mil pessoas”, perspetivou Carina Gomes, sublinhando que as taxas de ocupação hoteleira deverão voltar a registar elevados índices.

Atraindo conimbricenses e também “muita gente” que não reside na cidade e concelho, sustenta a autarquia, o programa ‘Luzes sobre a Baixa de Coimbra’ inclui concertos, arruadas musicais, atividades para crianças, visitas guiadas, contos e cantares de natal, exemplificou Carina Gomes.

“O desporto continua a ser parte integrante” do programa de animação, estando agendados “vários eventos de diversas modalidades”, referiu Carlos Cidade, destacando a 40.ª edição da Corrida de São Silvestre de Coimbra (“a segunda mais antiga do país”), que, “nos últimos anos, se tem vindo a afirmar no panorama nacional”, se realiza em 30 de dezembro.

‘Luzes sobre a Baixa de Coimbra’ investe, essencialmente, em “eventos de referência que possam fortalecer a projeção, o posicionamento e a notoriedade da cidade”, salientou Manuel Machado.

A Câmara pretende, com este projeto, “reforçar uma política consistente de animação e promoção urbanas”, com ações que “enriqueçam o seu calendário de eventos”, contribuindo para “uma imagem mais forte e atrativa, impulsionando a projeção cultural e o aumento da competitividade turística de Coimbra e a economia local”, concluiu.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE