Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Mais um edição do mítico Festival Santos da Casa. E vão 17!

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 26-03-2015

Está ai o Festival Santos da Casa, organizado pelo mítico programa Santos da Casa, emitido pela Rádio Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

Fausto Silva e Nuno Ávila, mentores e dinamizadores do Santos da Casa, contam tudo o que precisa saber sobre a 17ª edição do evento:

“17 é um número que nos enche de orgulho. Perceber a quantidade de horas que “oferecemos” de música à cidade, chega a dar-nos um arrepio na espinha. Mas acima de tudo, uma vontade enorme de continuar a trazer a Coimbra alguns dos projetos que todos os dias divulgamos e em que acreditamos.

PUBLICIDADE

publicidade

E cá estamos de volta com o Festival Santos da Casa, no ano em que o programa da RUC com o mesmo nome chega às 23 primaveras.

Partimos do nada com o mesmo espírito. Trazer à cidade quem ainda não foi mostrado. Voltar a trazer quem se destacou nos meses mais recentes.

PUBLICIDADE

Sempre foi esse o nosso fito, tentar provar a todos que existem boas bandas para ver e ouvir.

Começámos quando a rádio fazia 13 anos com 13 bandas a tocar no antigo auditório Salgado Zenha na AAC. Concertos transmitidos em direto no programa. Algumas bandas a terminarem o ensaio de som já com o indicativo do programa no ar. Uma saudável pilha de nervos para todos.

Mas o bicho ficou cá dentro a roer e nunca mais parámos de organizar coisas. E é o que se vê.

Depois, enquanto o Le Son foi vivo, fizemos desse espaço a moradia do Festival. Assim que ele fechou portas, o Festival Santos da Casa tornou-se nómada e tomou de assalto todos os espaços da cidade onde era possível mostrar som. O corredor e terraço da nossa RUC, o Museu dos Transportes, o àCapella, a FNAC, a Via Latina, a Galeria Santa Clara, o Ar D’Rato, o Arte à Parte, o Salão Brazil, o States, o CITAC, o TEUC, o Aqui Base Tango, o Auditório do Conservatório de Coimbra e o Teatro Loucomotiva em Taveiro foram alguns dos espaços que acolheram as bandas por nós escolhidas. Este ano estreamos a sala da Tabacaria na Oficina Municipal de Teatro e o Café Santa Cruz. Esta itinerância tornou-se marca da casa.

Bandas? Tantas e sempre tão boas. Por isso as escolhemos. Muitas estreias, que com orgulho nosso se tornaram em certezas. Muitos grupos a regressarem a Coimbra para comprovar o seu talento. Algumas noites com casas de respeito.

Destaques? É sempre ingrato. Todos merecem o nosso carinho e admiração. Contudo, se vos falarmos de A Naifa, Paus, Anaquim (que tocaram pela primeira vez na vida no nosso Festival), [F.E.V.E.R.]. Sam The Kid, Linda Martini, Dealema, B Fachada, Capicua, Dead Combo, Samuel Úria e Ermo, os outros nos desculparão. Mas todos eles nos encheram as medidas e se tornaram amigos do peito.

No final deste press deixamos um histórico.

Nestes últimos anos temos alargado o nosso campo de ação. Não só os concertos fazem parte da agenda. Temos tido agradáveis conversas sobre música e já projetámos som na tela.

Se nos perguntam se continua a ser válido mostrar em palco alguns dos sons que divulgamos no nosso programa, blog e facebook, dizemos sem pestanejar que sim. Existem por aí muitas bandas a valerem este nosso esforço.

Este ano a festa volta a ser grande.. Vão ser noites memoráveis com um naipe de bandas e artistas que nos enche de vaidade.

Por isso, contamos com todos. O público é sem dúvida o prato forte deste festival. A vocês pedimos que apareçam para ver novas bandas ou daqui a uns meses lamentar-se-ão por terem deixado escapar um nome que poderiam ter visto quase em primeira mão.”

 + PROGRAMA

SAB 04

Ana Cláudia

Teatro Loucomotiva

22h00

“ (…) A doce voz da Ana Cláudia é o baloiço de madeira em canções de qualidade ímpar com letras de quem não finge sentir. Estamos perante uma monstruosa lição de canto para qualquer um de nós, e com a produção desarmante do Ben Monteiro, ‘De Outono’ aperalta-se para preencher o lugar que há muito o aguardava. (…)”

Pedro de Tróia sobre o disco “De Outono” (Nós Discos)

https://www.facebook.com/anaclaudia.musica?pnref=story

SAB 11

Golden Slumbers

Tabacaria – Oficina Municipal de Teatro

22h00

“Golden Slumbers é um duo composto pelas irmãs Cat e Margarida Falcão. Inspirado pelo country e o folk anglo-saxónico, assente em harmonias vocais e nascido no seio de uma cultura Do It Yourself (DIY), este projecto viu a luz em 2013, quando as irmãs começaram a compor temas regularmente . (…)”

In http://www.azafama.com/#tumblr
https://www.facebook.com/goldenslumbersband/timeline

TER 14

Imagens com música II
André Tentúgal + Vasco Mendes + Vera Marmelo + Afonso Bastos
Fnac
21h00

Conversa  com dois realizadores de videoclips e dois fotógrafos. Projeção de material por eles criado. André Tentugal é o homem forte dos We Trust e já criou vídeos para Elias, GNR, Salto e Capicua entre outos. Por seu lado Vasco Mendes já deu brilho com as suas imagens a músicas de artistas como White Haus, Capicua e Throes  + The Shine. Afonso Bastos é um dos fundadores da Cultur’Arte Mag. Com ele nos cruzamos muitas vezes em concertos onde anda sempre munido da sua máquina fotográfica. Vera Marmelo (http://v-miopia.blogspot.pt/) é uma fotógrafa  que já nos brindou   com centenas de obras de arte retratando a mais fina nata da música portuguesa, quer  ilustrando  concertos ou apenas fotografando artistas.

QUI 16

TNT

Corredor da RUC

19h00

Transmissão em direto em 107.0 ou www.ruc.fm
“Com mais de 15 anos de atividade no panorama do “Rap Tuga” e dois álbuns de originais lançados com a banda M.A.C. (Missão A Cumprir), TNT apresenta o seu primeiro álbum a solo intitulado “Unhas e Dentes”.(…)”

In http://www.manoamano.pt/projectos/detalhe/unhas-e-dentes

https://www.facebook.com/TNT.Musik/info?tab=page_info

SAB 18

Best Youth

(live radio showcase)

Corredor da RUC

19h00

Transmissão em directo em 107.0 ou www.ruc.fm

“Os Best Youth são um duo formado por Ed Rocha Gonçalves e Catarina Salinas. Escrevem canções com uma sonoridade entre o Rock, o Indie e a eletrónica onde a melodia, a harmonia e o ritmo são palavras de ordem…. (…)”

IN http://nosdiscos.pt/discos/artistoptimusdiscos/winterlies

“Highway Moon” é o primeiro álbum com data de lançamento a 30 de março e será a base da apresentação de algumas canções e de conversa com os presentes.

https://www.facebook.com/wearebestyouth/info?tab=page_info
DOM 19

Coelho Radioactivo

Fnac

16h00

“O Coelho Radioactivo faz suas, as suas canções. Espera que a inspiração venha e depois pede-lhe para ficar um bocadinho… porque saber-se exatamente o que se quer, nem sempre é uma qualidade. As suas canções, as que não podiam ser de mais ninguém, são canções feitas de noite, para terem o peso dos dias. E gravadas de manhã, para terem a frescura da noite.”

IN http://murmurio-booking.blogspot.pt/

https://www.facebook.com/radioactivo.coelho/timeline

QUA 22

Bruno Pato

(Botàbaixa AAC)

Café Santa Cruz

19h30

Bruno Pato tem a oportunidade de viver há anos da música tocando a composição de outros por todo o país. Recentemente, decidiu compor e escrever os seus próprios temas. O resultado foi publicado em Novembro de 2014 e trata-se de um EP de 7 canções intitulado “Um Velho Idiota”. São canções, em português, que misturam a folk, o country e a pop.

https://www.facebook.com/brunopatomusico

Dia 23

Bússola + Les Crazy Coconuts

Salão Brazil

22h00

Bússola

“(…) Todas as bandas são diferentes, mas algumas são mais do que outras. A singularidade dos Bússola no conjunto da nova música de Leiria começa logo pela base acústica: guitarras a falar baixinho, contrabaixo, acordeão e uma bateria de pantufas (…).

(…) Quando a folk, o indie e a pop viveram felizes para sempre: o retrato inspirado é da editora Omnichord Records  e descreve uma sonoridade híbrida e mutante, que tarda em definir-se sem reticências(…)”

In http://preguicamagazine.com/2014/07/17/quem-tem-bussola-vai-a-casa/

https://www.facebook.com/BussolaBand?fref=ts

Les Crazy Coconuts

“Poderíamos ser uma banda de Kuduro Progressivo. Ou de outro estilo qualquer. Pensando bem, não sabemos em que género nos encaixamos.
Não gostamos de rótulos.
Somos três (3).
É um desafio e uma ‘inovação’.

É um projecto que junta melodia, percussão e dança.
Voz, bateria e sapateado.

Nota: temos a bailarina mais linda… “

In Facebook da banda

https://www.facebook.com/lescrazycoconuts?fref=ts

SEX 24

Cachupa Psicadélica + Marafona

Salão Brazil

22h30

Cachupa Psicadélica

“Nasceu Cabo – Verdeano, na cidade do Mindelo (ilha de S. Vicente). Foi criança nos anos oitenta, apaixonou-se pelo rock de Seattle na adolescência num Mindelo de “rockeiros latinos” e foi membro fundador dos THE END. Algumas colaborações com membros da “crew” de Hip Hop Lod Escur dão inicio a uma fase de maior liberdade criativa – a abertura para um mundo sem limitações. E um dia, sem se dar conta, acabou estudando Design na ESAD Caldas da Rainha. Alguns projetos musicais pelo meio (Os Mantorras, Dusty James Bondage, João Sem Medo e Rapazes de Cor Visigod) e 8 anos depois encontra-se aqui na encruzilhada da sua Cachupa Psicadélica: música para fazer fotossíntese, música das entranhas do seu Cabo-Verde, nação cultural”

IN http://www.azafama.com/#tumblr

https://www.facebook.com/cachupapsi?fref=ts

Marafona

“(…) A MARAFONA constrói livremente a sua teia de referências, paixões e influências, pegando na nossa identidade para homenagear a tradição, dando-lhe nova vida e sangue novo, fazendo-a nossa.
Podemos assegurar que a MARAFONA não é Folk, não é Fado, não é Música Erudita, não é Jazz, Rock ou Blues, não é Pop, não é Intervenção, não é Poesia mas é um pouco de tudo numa canção assumidamente portuguesa, redescoberta nas raízes populares dispersas pela urbanidade. É por vezes doce, é por vezes dançada, é alegre e atrevida, mas por vezes num impulso malha com rijeza”

In Facebook da banda

https://www.facebook.com/MARAFONA.MUSICA?fref=ts

SAB 25

Um Corpo Estranho

Corredor da RUC

19h00

Transmissão em directo em 107.0 ou www.ruc.fm

“João Mota e Pedro Franco, naturais de Setúbal, surgem como contadores de anti-estórias. São eles as duas metades deste agente sonoro que, em pleno processo simbiótico, se propõe alojar nos nossos ouvidos com a intenção assumida de nos legar alguns fantasmas que acreditam ser comuns a todos.”

 

“Rock, Blues, Spiritual Music, Tango, Fado.”

https://www.facebook.com/umcorpoestranho?fref=

Festival Santos da Casa 2015

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com