Coimbra

Mais de duas centenas de participantes na 3ª  edição do Trail do Colcurinho

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 22-10-2018

 

PUBLICIDADE

Mais de duas centenas de participantes oriundos dos mais diversos pontos do país marcaram presença ontem, dia 21 de outubro, na 3.ª edição do Trail Colcurinho, uma organização da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e da Rede de  Aldeias do Xisto, com a parceria do Clube Atlético de Oliveira do Hospital e organização técnica da We Run.

Luís Miguel Cunha, da equipa “Coimbra Trail Running”  sagrou-se vencedor da geral no Trail Longo K 25 +, enquanto que no primeiro lugar do pódio do Trail Kurto K 12, ficou Filipe Coelho, da “Tartarugas Runners”.

PUBLICIDADE

publicidade

Tendo Paulo Guerra como padrinho da prova – um atleta internacional que já foi considerado como o rei português dos europeus de corta-mato –, o III Trail do Colcurinho integra a Taça de Portugal – Sky 2018, no âmbito da atividade skyrunning, que consiste em corrida pedestre essencialmente de montanha, da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, e faz parte do Circuito Distrital Longo da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra.

Composto por três provas – Trail K25+, Trail K12 e caminhada de 12 quilómetros – o III Trail do Colcurinho realiza-se habitualmente no fim de semana em que a freguesia de Aldeia das Dez é palco da  Festa da Castanha – um evento que celebra a autenticidade do mundo rural em torno deste produto endógeno – e desafia os participantes a subirem ao monte do Colcurinho, a 1232 metros de altitude, e de onde se avista uma das mais belas paisagens de Portugal.

PUBLICIDADE

Com a partida e a chegada instaladas no mítico Santuário de Nossa Senhora das Preces, Vale Macieira, na freguesia de Aldeia das Dez, os participantes  foram unânimes em elogiar a beleza única e a dureza dos percursos deste trail, que devidamente balizado e marcado, proporciona momentos especiais por trilhos, estradões, caminhos florestais, corta-fogos e single tracks, em respeito pela ética desportiva, lealdade, solidariedade e pelo meio ambiente.

O III Trail do Colcurinho, que desenrola com uma vista privilegiada para a serra da Estrela, visa a promoção e divulgação turística e ambiental da região e da promoção do desporto em meio natural, nomeadamente deste território das Aldeias do Xisto, marcado por paisagens únicas.

Ano após ano – o Trail do Colcurinho não se realizou em 2017, em consequência do trágico incêndio de 15 de outubro – esta prova tem vindo a a afirmar-se como um dos maiores eventos do género na região.

Com a promoção do Trail do Colcurinho, o Município de Oliveira do Hospital visa incentivar a política de desporto para todos e, simultaneamente, promover o turismo de natureza através do valiosíssimo património natural e paisagístico dos territórios de montanha.

Nesse sentido, está também agendado para o próximo dia 18 de novembro a “Subida Épica do Colcurinho”. São 18 km de constante subida da Ponte das Três Entradas, onde os rios Alva e Alvoco se unem, até aos 1.230 m do Alto do Colcurinho, numa das mais espectaculares Subidas Épicas do nosso país.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE