Mundo

Mais de 10.000 crianças mortas ou feridas em dez anos de guerra na Síria

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 10-03-2021

Mais de 10.000 crianças morreram ou foram feridas durante os 10 anos da guerra na Síria, recordou hoje o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que assinala o início do conflito a 15 de março.

PUBLICIDADE

“Passados 10 anos do início do conflito sírio, existem hoje seis milhões de crianças que precisam de ajuda. Muitas nasceram já em contexto de guerra e a única realidade que conhecem é a do conflito, da perda e das deslocações constantes”, salienta a agência da ONU num comunicado, adiantando que a pandemia da covid-19 agravou ainda mais a situação das crianças sírias.

A UNICEF indica também que “o número de relatos de crianças vítimas de sofrimento psicológico duplicou em 2020”.

PUBLICIDADE

publicidade

Durante uma década de guerra “cerca de 700 escolas foram atacadas” na Síria e “apenas metade das unidades de saúde estão operacionais”, refere, acrescentando que metade das crianças sírias não pode ir à escola.

Segundo a UNICEF, “o número de pessoas necessitadas aumentou 20% apenas no último ano, 65% das famílias não terão acesso a necessidades básicas e quase 80% das pessoas na Síria vivem em situação de pobreza”.

PUBLICIDADE

A agência da ONU alerta que as consequências da guerra têm igualmente impacto nos países vizinhos, como a Jordânia, Líbano, Turquia, Iraque e Egito, que acolhem mais de 80% dos refugiados devido ao conflito e onde estão registadas 2,5 milhões de crianças sírias.

“A resposta à crise na Síria, na última década, tem sido uma das maiores operações em toda a história da UNICEF”, refere o comunicado.

Entre as ações realizadas pela agência e parceiros, o Fundo destaca no ano passado o apoio no acesso à educação de 3,7 milhões de crianças, a vacinação de 900.000 menores e o apoio psicossocial a 400.000 crianças no território sírio e em países vizinhos.

Para assinalar os 10 anos do conflito, a UNICEF realiza na quinta-feira uma visita virtual a campos na Síria e na Jordânia.

O Fundo das Nações Unidas apela, no comunicado, a um apoio financeiro de 1,4 mil milhões de dólares (1,1 mil milhões de euros) para continuar o seu trabalho em prol das crianças e respetivas famílias na Síria e países vizinhos em 2021.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE