Coimbra

Maior Festa do Queijo Serra da Estrela de Portugal realiza-se em Oliveira do Hospital dias 5 e 6 de março

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 03-03-2016

A 25.ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital promete ser o evento nacional mais mediático no primeiro fim-de-semana de março.

PUBLICIDADE

manuel melo queijo

O evento arranca, dia 5 de março, às 9h00, com a transmissão em direto do prestigiado programa Terra-a-Terra, da TSF, e da parte da tarde a RTP 1, durante seis horas de emissão, entre as 14h00 e as 20h00, transmite diretamente do recinto da festa o popular programa Aqui Portugal para o país e o mundo.

PUBLICIDADE

publicidade

Mal esta estação de televisão termine o programa, os muitos milhares de visitantes que estarão em Oliveira do Hospital vão ser presenteados com um concerto da banda Função Públika, a partir das 20h30.

Na tarde de domingo, também entre as 14h00 e as 20h00, cabe à SIC, com o Portugal em Festa, mostrar a Festa do Queijo Serra da Estrela nos ecrãs de televisão de Portugal e do estrangeiro. Ao longo dos dois dias também a Radio Boa Nova fará emissão especial em direto do certame.

PUBLICIDADE

Com mais de 200 expositores de produtos endógenos, artesanato, gastronomia, entre outros artigos, o certame tem como rei da festa, o Queijo Serra da Estrela DOP, considerado um dos melhores queijos do mundo.

O momento inaugural está agendado para as 11H00 de 5 de março com a presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, do presidente da CIM Região de Coimbra, João Ataíde, e diversas entidades convidadas, entre as quais autarcas de toda a região que visitarão a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital.

Também o Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa visitará, a título privado, a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital na tarde de sábado, 5 de março. Após a receção oficial no salão nobre da Câmara Municipal às 15H00, Marcelo Rebelo de Sousa seguirá para uma visita ao certame.

 Ao longo dos dois dias serão várias as iniciativas que os visitantes vão encontrar pelo recinto da festa, no Largo Ribeiro do Amaral (centro da cidade) e que se estende até ao Mercado Municipal, com destaque para as provas de queijo e vinhos do Dão, tosquias e fabrico de queijo ao vivo, ou exposição animal.

A animação cultural e musical será uma constante, com a presença de diversos grupos do concelho e da região que irão atuar pelo recinto da festa, no Mercado Municipal e no palco instalado junto à zona da restauração.

A tenda de eventos onde serão dinamizadas diversas iniciativas, ao longo dos dois dias, que complementam a venda de produtos endógenos de qualidade e o artesanato, é um dos locais de visita obrigatória. Aí os visitantes poderão assistir aos shows cooking com a presença de vários chefes de cozinha – Cristina Manso Preto que também fará uma oficina “Cozinha para Crianças”, Pedro Sousa e Casimiro – e dos alunos do Curso Profissional de Restauração, variante Cozinha/Pastelaria do Agrupamento de Escolas. Para os mais pequenos, estará em funcionamento a Escolinha do Queijo.

Uma oficina de tricot e encontro de tricotadeiras, atividades no âmbito do ciclo da lã e do ciclo do queijo e requeijão, e uma prova de vinho do Dão complementam a programação neste espaço.

Destaque ainda para o concurso de gastronomia “Com Queijo Serra da Estrela” que decorrerá no sábado, na tenda de eventos, com a apreciação das iguarias concorrentes e divulgação dos vencedores, bem como do concurso “A Maior Abóbora”.

Na edição deste ano, uma das grandes novidades é o I Concurso “O melhor da Ovelha Serra da Estrela” que decorrerá no Mercado Municipal, dia 5 de março, e terá as vertentes de “Queijo Serra da Estrela DOP” e “Requeijão Serra da Estrela DOP”, estando a entrega dos prémios marcada para a tarde de domingo, na tenda dos produtos locais de qualidade. É também nas imediações do Mercado Municipal que vai decorrer, no sábado, o Concurso Regional de Ovinos Serra da Estrela, inserido pela primeira vez no certame numa organização da Ancose com a parceria do Município.

Uma vez mais, as “Rotas da Pastorícia” complementam a programação da 25.ª Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital sendo dinamizados vários percursos temáticos nos dias 5 e 6 de março. A saber: um passeio de automóveis antigos e clássicos; o I Encontro de Autocaravanistas; o V Passeio Equestre; a 10.ª Maratona BTT Lazer; 1.º Trail BTT Lazer; 1.ª Roda Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital; e o 1.º Passeio de Pasteleiras.

 De referir que em vários equipamentos municipais estão patentes distintas exposições relacionadas com o mundo rural e pastorícia e em simultâneo está a decorrer a Semana Gastronómica nos restaurantes aderentes. Destaque para o facto de que no primeiro dia da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital acontecerá o XXVII Capítulo da Confraria do Queijo Serra da Estrela, momento durante o qual serão entronizados novos confrades e se procederá à geminação com a Confraria do Queijo Idiazabal (Ordizia, País Basco), queijo convidado nesta edição do certame.

 Nesta 25.ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela, duas caras conhecidas do grande público assumiram um papel de destaque na promoção deste grande certame. Depois do ator e apresentador, Fernando Mendes aparecer em público a assumir-se como o “Padrinho” desta edição, também o ator Manuel Melo aceitou o convite para ser o protagonista do vídeo promocional da maior festa do queijo em Portugal e esteve presente na conferência de imprensa de apresentação do programa. Esta participação dos dois conhecidos atores do público português em ações promocionais da Festa do Queijo da Serra da Estrela, insere-se numa estratégia de branding da Câmara Municipal, que visa dar ainda mais notoriedade à marca “Festa do Queijo Serra da Estrela, fortalecendo em simultâneo a imagem de Oliveira do Hospital.

No ano em que assinala as bodas de prata, a maior festa do Queijo Serra da Estrela do país encerrará com a degustação de Requeijão Serra da Estrela e Doce de Abóbora, confecionados durante a tarde de domingo, no âmbito da iniciativa “Maior Requeijão Serra da Estrela do Mundo” com a colaboração das queijeiras do concelho e do curso profissional de Restauração.

 

 

 

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE